Bolsa 12/09308-5 - Artes, Dança tribal - BV FAPESP
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O corpo entre "concertos" e "consertos": um estudo sobre a dança tribal

Processo: 12/09308-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Romualdo Dias
Beneficiário:Jamille Berbare
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Artes   Dança tribal   Subjetividade   Expressão corporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Corpo | cultura | Dança Tribal | Educação | subjetividade | Estudos da Subjetividade

Resumo

Estudamos as relações entre os processos de subjetivação e a vida na cidade contemporânea a partir da análise da experiência de um grupo de dançarinos que praticam a dança tribal em Rio Claro. Descrevemos a experiência de uma prática desta modalidade de dança para demarcarmos os aspectos a serem estudados na perspectiva de compreender se esta forma de manifestação cultural e artística contribui para a "invenção de si" (dos sujeitos), observando aqueles que vivem em meio a contextos urbanos. Pretendemos identificar se há marcas de elementos "disruptivos" que denotam possibilidades de resistência aos dispositivos de achatamento da vida imposto pelas condições materiais de sobrevivência na cidade. Conferimos o quanto a dança contribui para os processos de subjetivação na perspectiva da produção de uma estética da existência. Utilizamos a obra de José Gil, "Movimento total: o corpo e a dança" como referência nuclear para compor as categorias de análise de nossa experiência. Nosso estudo se situa em uma fronteira demarcada entre o corpo e o poder, na esfera prática. Situa-se também na fronteira entre psicanálise e filosofia política, na esfera teórica. Identificamos na dança tribal os aspectos que estão relacionados com a dinâmica do desejo e com a potência de criação na vida dos sujeitos aí envolvidos. O corpo entre "concertos" e "consertos" expressa a luta da potência de criação na "escultura de si" contra os dispositivos de poder que atuam em sua interdição. (AU)

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