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Análise retórico-musical em André da Silva Gomes: estudo das tópicas no discurso musical da missa em dó

Processo: 12/11631-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Diósnio Machado Neto
Beneficiário:Ozorio Bimbato Pereira Christovam
Supervisor no Exterior: Mário António Pinto Vieira de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:11/21424-8 - Análise retórico-musical Èm André da Silva Gomes - estudo dás tópicas N‚O discurso musical da missa em dò, BP.IC
Assunto(s):Teoria musical   Análise musical   Musicologia

Resumo

Durante os séculos XVII, XVIII e XIX, a disciplina retórica foi vinculada à música para promover um sentido onde os ouvintes assimilavam e compreendiam a obra como um discurso de sentido cognoscível, assumindo um modelo sociocomunicativo universal, articulado como um exercício de reconhecimento entre os pares e uma forma de compreender e falar sobre o tempo vivido. O presente projeto de pesquisa visa estudar o processo composicional na música do compositor português, residente em São Paulo a partir de 1774, André da Silva Gomes, desde uma perspectiva dos modelos discursivos disponíveis (teoria dos afetos e/ou discursos tópicos). O objetivo primordial é mapear os modelos de construção semântica e seus possíveis reflexos decorrentes de sua recepção. Porém ainda são escassos os estudos que tratam de sistematizar o uso e particularidades dessas teorias em solo lusitano. Assim, a pesquisa desdobra-se não apenas em entender os modelos de semantização e metaforização da música, mas verificar a utilização dos mesmos processos na Missa em Dó de André da Silva Gomes. A partir desse estudo, o projeto vislumbra observar as pertenças teóricas diante da tradição escolar que Silva Gomes recebeu em Portugal e as demandas de significação, como compositor da Sé de São Paulo. (AU)