Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da complexidade de habitat sobre a estrutura da comunidade de algas e estado nutricional do perifíton em escala sazonal

Processo: 11/14751-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carla Ferragut
Beneficiário:Mariane Lima de Souza
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estado nutricional   Diversidade   Macrófitas   Perifiton   Biomassa

Resumo

Apesar da importância ecológica do perifíton, a identificação dos fatores que dirigem a variabilidade espacial e temporal é um ainda desafio. A heterogeneidade espacial é um fator importante na distribuição da comunidade perifítica e tem as macrófitas aquáticas como componentes chaves. A heterogeneidade espacial aumenta a variabilidade dos fatores ambientais no ecossistema, dificultando a identificação de espécies e guildas indicadoras da qualidade da água e do potencial de limitação algal. Tal fato pode gerar problemas de amostragem, afetando a eficiência dos programas de monitoramento e estudos de impacto ambiental. A escala sazonal de variação das condições limnológicas também atua diretamente sobre dinâmica comunidade perifítica. O presente projeto visa avaliar a influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura da comunidade de algas e estado nutricional do perifíton em substrato artificial (inerte) em escala temporal. Como hipótese geral, espera-se que a heterogeneidade espacial seja o fator controlador direto da estrutura da comunidade perifítica, sendo a sazonalidade o fator controlador indireto. Métodos abióticos e bióticos padronizados internacionalmente serão utilizados para atingir os objetivos propostos. Insere-se no projeto "Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (C, N, P) da comunidade perifítica, fitoplanctônica e metafítica no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo)" em desenvolvimento (Fapesp 2009/52253-4). Finalmente, o presente projeto de pesquisa contribuirá para a Ecologia do Perifíton através da análise conjunta da estrutura e do estado nutricional da comunidade perifítica em substrato inerte, buscando identificar sob diferentes graus de heterogeneidade espacial, os fatores ambientais controladores da dinâmica da comunidade em região tropical.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, MARIANE LIMA; PELLEGRINI, BARBARA GOLEBSKI; FERRAGUT, CARLA. Periphytic algal community structure in relation to seasonal variation and macrophyte richness in a shallow tropical reservoir. Hydrobiologia, v. 755, n. 1, p. 183-196, AUG 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.