Busca avançada
Ano de início
Entree

Questionando a ortodoxia: Roberto Simonsen e a economia do planejamento

Processo: 12/01712-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Alexandre Macchione Saes
Beneficiário:Luiz Felipe Bruzzi Curi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimentismo   Industrialização

Resumo

Este trabalho pretende ser uma contribuição à pesquisa sobre as origens do pensamento econômico brasileiro de matriz desenvolvimentista, tendo como ponto de partida as ideias econômicas de Roberto Simonsen. Partindo da constatação de que a elaboração de Simonsen está inserida num contexto da transição capitalista latino-americana e que é fundamental para a gênese do pensamento desenvolvimentista brasileiro, o objetivo é debruçar-se sobre fontes que permitam uma melhor compreensão das suas ideias, do ponto de vista da história do pensamento econômico. A abordagem de história do pensamento econômico adotada é relativista, no sentido de que não importam apenas as relações entre os conceitos de cada autor, mas, sim, estabelecer relações entre a obra de Simonsen e o contexto em que atuou, entre suas ideias e as discussões econômicas brasileiras e internacionais. Para isso, propõe-se a utlização de fontes como periódicos e livros de economia e áreas afins, publicados e/ou traduzidos no Brasil e no restante da América Latina, na primeira metade do século XX (sobretudo décadas de 1930-40). Outra fonte fundamental são as obras publicadas do próprio Simonsen. Uma ênfase importante deste trabalho é a sintonia entre as ideias de Simonsen e discussões econômicas levadas a cabo por economistas de outros países, a exemplo dos "desenvolvimentistas russos" que se exilaram da URSS e produziram ideias afins às de Simonsen sobre industrialização e desenvolvimento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURI, Luiz Felipe Bruzzi. Entre a história e a economia: o pesamento econômico de Roberto Simonsen. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.