Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva do surubim do Iguaçu, Steindachneridion melanodermatum, (Siluriformes: Pimelodidae) em condições de cativeiro

Processo: 12/01824-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Irani Quagio Grassiotto
Beneficiário:Lucelia Tessaro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

A reprodução é um processo dinâmico e complexo que envolve alterações fisiológicas cíclicas, moduladas por fatores ambientais, que são refletidas entre outras modificações, sobre o comportamento dos reprodutores, sobre a produção de esteróides e sobre a morfologia das gônadas. O conhecimento da biologia reprodutiva é um aspecto essencial para o cultivo de espécies de peixe em cativeiro, seja para fins comerciais ou para preservação das espécies. O surubim do Iguaçu (Steindachneridion melanodermatum) é um peixe endêmico do rio Iguaçu, com distribuição restrita a áreas entre reservatórios e que apresenta baixas taxas de captura. A espécie representa o maior bagre deste rio e faz parte do programa de repovoamento do rio Iguaçu desde 1996, além de ser apontada como espécie potencial para piscicultura. Apesar de ser reproduzida artificialmente a dinâmica reprodutiva da espécie não é clara. Assim, o projeto apresentado visa o entendimento dos processos reprodutivos desta espécie nas condições de cativeiro por meio da observação dos aspectos histológicos das gônadas e de flutuações hormonais em machos e fêmeas de surubim a partir do primeiro ano de vida, para a determinação da primeira maturação, do padrão de desenvolvimento gonadal e identificação do período/ciclo reprodutivo, características importantes quando se busca o incremento da produção de ovos e larvas de peixes de água doce.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TESSARO, LUCELIA; MAZZONI, TALITA SARAH; BOMBARDELLI, ROBIE ALLAN; BUTZE, ARNO JULIANO; QUAGIO-GRASSIOTTO, IRANI. Reproductive indicators during the male sexual maturation of Steindachneridion melanodermatum (Teleostei: Siluriformes: Pimelodidae) in captivity. AQUACULTURE RESEARCH, v. 50, n. 12 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TESSARO, Lucelia. Biologia reprodutiva de surubins do Iguaçu, Steindachneridion melanodermatum, em condições de cativeiro. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.