Busca avançada
Ano de início
Entree

Características estruturais da junção osteotendínea do tríceps sural de Ratos Wistar adultos e idosos: estudo aos microscópicos de luz, microscópico eletrônico de varredura e de transmissão

Processo: 12/03280-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:II-Sei Watanabe
Beneficiário:Diego Pulzatto Cury
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Ultraestrutura   Microscopia eletrônica

Resumo

O tendão calcâneo do tríceps sural é constituído por tecido conjuntivo denso, cuja função é transmitir a força de contração das proteínas musculares para o tecido ósseo. Os tendões são fundamentais para os movimentos esqueléticos e estabilidade ligamentar-articular devido à inserção óssea. Esta região de interface entre o tecido tendíneo e ósseo é denominada junção osteotendínea. Embora sejam descritas a forma de inserção osteotendínea, pouco se sabe sobre suas características ultraestruturais, suas possíveis alterações morfológicas e funcionais em decorrência do envelhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar as características estruturais da junção osteotendínea do tríceps sural de ratos Wistar adultos e idosos. Serão utilizados 30 ratos Wistar, organizados em dois grupos, grupo A adultos com idade de 4 meses (n=15), e grupo B idosos com idade de 2 anos (n=15). As amostras serão dissecadas e processadas para análises de microscopia de luz, utilizando as colorações de Hematoxilina-eosina, Azo-Carmim e Picro-sírius e os métodos de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão para análises ultraestruturais. Os resultados do presente trabalho poderão contribuir para esclarecer as possíveis alterações morfológicas e funcionais, sendo assim para prevenir lesões e direcionar abordagens terapêuticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURY, DIEGO PULZATTO; JOSE DIAS, FERNANDO; MIGLINO, MARIA ANGELICA; WATANABE, II-SEI. Structural and Ultrastructural Characteristics of Bone-Tendon Junction of the Calcaneal Tendon of Adult and Elderly Wistar Rats. PLoS One, v. 11, n. 4 APR 14 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIEGO PULZATTO CURY. Características estruturais da junção osteotendínea do músculo tríceps sural de ratos Wistar adultos e idosos: estudo aos microscópicos de luz, microscópico eletrônico de varredura e de transmissão. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.