Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de morcegos em paisagens de cerrado: existe um limiar da fragmentação?

Processo: 12/04096-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Milton Cezar Ribeiro
Beneficiário:Renata de Lara Muylaert
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18465-0 - Influência de filtros locais e da paisagem na diversidade de morcegos neotropicais em cerrados brasileiros, BE.EP.MS
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Fragmentação   Paisagem   Cerrado   Chiroptera

Resumo

O conhecimento a respeito de que fatores determinam a biodiversidade nas atuais condições de perda de habitat e fragmentação é essencial para o desenvolvimento de estratégias para a conservação das espécies. A ordem Chiroptera, segunda mais diversa dentre mamíferos, constitui um grupo promissor para estudos acerca de respostas à fragmentação. Devido à grande capacidade de locomoção de muitos morcegos neotropicais e baixo número de estudos, não há consenso acerca da resposta aos efeitos da paisagem em sua diversidade e distribuição, principalmente no Cerrado. Para nortear programas de restauração e manejo de paisagens, pode se levar em consideração limiares de níveis de vegetação nativa em relação à biodiversidade. Quando uma reposta limiar ocorre, através de um ponto crítico de perda de cobertura vegetal, a perda de espécies será maior do que o previsto por uma relação linear. Neste estudo testaremos se existem limiares de resposta da diversidade de morcegos em função da estrutura da paisagem. O estudo será conduzido em um conjunto de 15 paisagens (5x5 km) distribuídas em um gradiente de cobertura vegetal (de 5 a 60%) no interior do estado de São Paulo, com formações principalmente de cerrado, em contexto de interface com formações de floresta estacional. Amostraremos a diversidade de morcegos por meio de redes-de-neblina, no interior dos fragmentos e considerando diferentes tipos de matrizes de entorno. As análises serão realizadas considerando a abordagem de seleção de modelos por múltiplas hipóteses concorrentes com base na Teoria de Informação de Akaike (AIC). As seguintes métricas de paisagem serão utilizadas para compor os modelos concorrentes: porcentagem de habitat nativo remanescente e cerrado, tamanho dos fragmentos, isolamento médio, conectividades estrutural e funcional e tipo da matriz. Analisaremos respostas em diferentes escalas e consideraremos para isso as assembleias, guildas tróficas e grupos funcionais. Esperamos identificar limiares estruturais gerais, o que poderá nortear estratégias para conservação e identificar áreas de maior potencial de restauração, considerando morcegos como aliados em projetos relacionados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABINO-SANTOS, JR., GILBERTO; MOTTA MAIA, FELIPE GONCALVES; MARTINS, RONALDO BRAGANCA; GAGLIARDI, TALITA BIANCA; DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL; MUYLAERT, RENATA LARA; DE SOUZA LUNA, LUCIANO KLEBER; MELO, DANILO MACHADO; CARDOSO, RICARDO DE SOUZA; BARBOSA, NATALIA DA SILVA; PONTELLI, MARJORIE CORNEJO; MAMANI-ZAPANA, PRISCILA ROSSE; VIEIRA, THALLYTA MARIA; MELO, NORMA MARIA; JONSSON, COLLEEN B.; GOODIN, DOUGLAS; SALAZAR-BRAVO, JORGE; PINTO DASILVA, LUIS LAMBERTI; ARRUDA, EURICO; MORAES FIGUEIREDO, LUIZ TADEU. Natural infection of Neotropical bats with hantavirus in Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, JUN 13 2018. Citações Web of Science: 1.
MUYLAERT, RENATA L.; STEVENS, RICHARD D.; RIBEIRO, MILTON C. Threshold effect of habitat loss on bat richness in cerrado-forest landscapes. Ecological Applications, v. 26, n. 6, p. 1854-1867, SEP 2016. Citações Web of Science: 24.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUYLAERT, Renata de Lara. Influências multi-escala da paisagem e limiar da fragmentação em morcegos no cerrado. 2014. 96 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.