Busca avançada
Ano de início
Entree

Gel de plaquetas em defeitos da cartilagem articular: estudo in vitro e in vivo em ovinos

Processo: 12/04516-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Ana Liz Garcia Alves
Beneficiário:Caio Nunes de Barros
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos   Tratamento   Cartilagem   Plasma rico em plaquetas

Resumo

O gel de plaquetas tem sido utilizado como selante no controle de pequenas hemorragias, para induzir a aderência de tecidos e principalmente, auxiliando em situações onde a capacidade de reparação do tecido é limitada, sendo o caso das lesões condrais. Esse biomaterial é indicado na criação de arcabouços para a manutenção de diversos tipos celulares, já que é capaz de estimular a migração, a diferenciação e a proliferação celular. O gel de plaquetas é igualmente rico em fatores de crescimento e é amplamente utilizado no tratamento de defeitos da cartilagem articular. Porém, apesar do conhecimento sobre as vantagens deste biomaterial e do domínio das técnicas para o uso de tal, a sua durabilidade no local da lesão condral ainda é discutida. Tendo em vista a importância deste dado para a qualidade e eficiência dos tratamentos que utilizam o gel de plaquetas, este trabalho tem por finalidade analisar a durabilidade e eficácia terapêutica do gel de plaquetas em estudos in vitro e in vivo. Para isso, o gel de plaquetas, preparado a partir do plasma rico em plaquetas previamente obtido de animais hígidos, será mantido em placas de cultivo (estudo in vivo) em uma primeira etapa. Em uma segunda etapa, o gel será implantado isoladamente, por artrotomia, em defeitos condrais induzidos na superfície articular da tróclea lateral femoral de oito ovinos (estudo in vivo). No estudo in vitro será avaliada a durabilidade do gel através da manutenção da forma e da consistência em placas de cultivo. No estudo in vivo serão avaliadas a durabilidade e a interação do implante (gel) com o tecido condral nos defeitos condrais induzidos em ovinos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS, CAIO NUNES; MILUZZI YAMADA, ANA LUCIA; JUNIOR, RUI SEABRA F.; BARRAVIERA, BENEDITO; HUSSNI, CARLOS ALBERTO; DE SOUZA, JAQUELINE BRANDAO; WATANABE, MARCOS JUN; RODRIGUES, CELSO ANTONIO; GARCIA ALVES, ANA LIZ. A new heterologous fibrin sealant as a scaffold to cartilage repair-Experimental study and preliminary results. Experimental Biology and Medicine, v. 241, n. 13, p. 1410-1415, JUL 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.