Busca avançada
Ano de início
Entree

Fertirrigação do abacaxi cultivar vitória com vinhaça: efeitos no solo e na planta

Processo: 12/04806-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Marcos Vinícius Folegatti
Beneficiário:João Paulo Francisco
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação agrícola   Fertirrigação   Reúso da água   Abacaxi   Vinhaça

Resumo

O presente projeto consiste em avaliar o efeito da aplicação de diferentes doses de vinhaça no crescimento, produção e qualidade dos frutos do cultivar de abacaxi Vitória (Ananas comosus L. Merril), visando a disposição final deste efluente de maneira a garantir a reciclagem de água e nutrientes nele contidos sem comprometimento das características químicas e físicas do solo. O projeto contempla a busca de uma dose de aplicação de vinhaça que proporcionará um desenvolvimento satisfatório do abacaxizeiro aliado ao não risco de contaminação do solo. A avaliação do desenvolvimento da cultura será realizada analisando o crescimento do abacaxizeiro ao longo do ciclo de cultivo, sendo avaliada a altura das plantas, o número de folhas, o comprimento da folha e a largura mediana da folha "D", a massa fresca e seca da parte aérea e do sistema radicular, bem como teores de nutrientes na massa seca. Nos frutos serão analisados: concentração de nutrientes, sólidos solúveis totais (SS), acidez total titulável (ATT), relação SS/ATT (RATIO), pH, firmeza dos frutos sem casca. O monitoramento dos efeitos da disposição da vinhaça no solo será realizado por meio de extratores de solução e por análises químicas de pH em H2O e em KCl, acidez trocável e potencial, matéria orgânica, capacidade de troca catiônica efetiva e potencial, soma de bases, saturação por alumínio, por bases e sódio, teores trocáveis de Ca, K, Mg e Na, e disponível de P, N-total e análise físicas de curva caraterística do solo, granulometria, massa específica do solo, massa específica das partículas, porosidade total, macroporosidade e microporosidade. O projeto será desenvolvido em casa de vegetação no Departamento de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, no município de Piracicaba SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO PAULO FRANCISCO; ADRIANO VALENTIM DIOTTO; MARCOS VINICIUS FOLEGATTI; LEONARDO DUARTE BATISTA DA SILVA; SONIA MARIA DE STEFANO PIEDADE. Estimativa da área foliar do abacaxizeiro cv. Vitória por meio de relações alométricas. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 36, n. 2, p. 285-293, Jun. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, João Paulo. Fertirrigação do abacaxi cultivar vitória com vinhaça: efeitos no solo e na planta. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.