Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da diversidade de tipos de habitat na estrutura trófica de macroinvertebrados aquáticos

Processo: 12/06041-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Bruna Neves da Silveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade   Invertebrados aquáticos   Dieta   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquatic macroinvertebrates | Diet | Diversity | stream | Ecologia de macroinvertebrados aquáticos

Resumo

A retirada da vegetação ripária, ocasionada pelas atividades antrópicas, tem acarretado uma série de alterações nos riachos, podendo culminar na perda de funções ecossistêmicas desses ambientes. O aumento da complexidade estrutural e diversidade trófica de riachos, fornecidos pela introdução de fragmentos de madeira e folhas, está positivamente relacionado com a abundância e riqueza taxonômica de macroinvertebrados aquáticos, além de ocasionar alterações importantes nos grupos funcionais. O objetivo geral do presente estudo é verificar se a estrutura trófica de macroinvertebrados aquáticos é influenciada por diferentes tipos de habitat, através de uma abordagem experimental em que serão avaliados três tratamentos instalados em riachos degradados (com adição de estruturas de madeira; com adição de estruturas de madeira e folhas; controle). Para isso, foram escolhidos três riachos degradados localizados no noroeste do estado de São Paulo, onde já foram realizadas as amostragens necessárias para a realização do presente projeto. Em cada riacho foram selecionados três trechos uniformes de 5 m de extensão e equidistantes em 20 m para a aplicação de três diferentes tratamentos: "madeira", que recebeu uma estrutura de madeira de 1m² presa junto ao substrato; "madeira+folhiço", que recebeu a estrutura de madeira com saches de folhas presos a sua superfície inferior; "controle", cujo canal não sofreu nenhum tipo de alteração. Os macroinvertebrados foram amostrados no início do período experimental, antes da instalação das estruturas experimentais, e após seis meses, no final do experimento, utilizando equipamentos de pesca elétrica e rede D. Para a realização da análise de dieta, dez indivíduos de cada táxon de cada amostra serão submetidos à análise de conteúdos gástricos, em microscópio de luz com objetiva micrométrica, de modo a obter a área ocupada por cada item. A determinação das guildas tróficas em cada tratamento será realizada por meio de análise de agrupamento com coeficiente de similaridade de Bray-Curtis e para verificar a influência da adição de madeira e folhiço na estrutura trófica será realizada uma análise de similaridade (ANOSIM).(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA NEVES DA SILVEIRA-MANZOTTI; ANGELO RODRIGO MANZOTTI; MÔNICA CENEVIVA-BASTOS; LILIAN CASATTI. Estrutura trófica de macroinvertebrados em riachos tropicais de pastagem. Acta Limnol. Bras., v. 28, . (12/06041-8, 11/11641-1)