Busca avançada
Ano de início
Entree

Partidos e políticas nos governos subnacionais brasileiros

Processo: 12/07001-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Paulo Cesar Pereira Loyola
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prefeitos   Política educacional   Partidos políticos   Federalismo   Governadores

Resumo

A importância dos partidos políticos sobre o formato das políticas públicas tem recebido atenção crescente dos cientistas políticos brasileiros. No entanto, a maioria desses trabalhos tende a demonstrar resultados negativos no que diz respeito à relação entre os partidos políticos e a provisão de políticas públicas. A literatura que discute a influência dos partidos políticos sobre as políticas públicas pode ser dividida em três vertentes: (i) os autores que, influenciados por Anthony Downs (1957/1999), afirmam que os partidos políticos não se distinguem entre si e que, portanto, o fator explicativo para a provisão e manutenção de políticas públicas estaria fora da arena partidária; (ii) os autores que afirmam que os partidos políticos exercem influência definitiva sobre as políticas públicas e, assim, os primeiros determinam as políticas sociais e econômicas; e (iii) os autores que reconhecem que partidos políticos importam, mas que há restrições para a influência que eles podem desempenhar sobre as políticas públicas.Este projeto tem como objetivo testar estas proposições realizando uma análise sobre a política de educação dos prefeitos pertencentes ao PT, ao PSDB e ao DEM. Para isso, será analisado o comportamento de seus gastos em subfunções da educação, nos anos de 2005 a 2010, e das matrículas nos diferentes níveis de ensino nos anos de 1996 a 2010.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOYOLA, Paulo Cesar Pereira. Partidos e políticas nos governos subnacionais brasileiros. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.