Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estrutura, imunorreatividade e parceiros proteicos de proteínas codificadas por genes de micro-exons de Schistosoma mansoni

Processo: 12/07288-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ricardo de Marco
Beneficiário:Débora Orcia
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/03181-8 - Estudo de genes envolvidos na relação parasita-hospedeiro na esquistosomose, AP.JP
Assunto(s):Proteínas   Genes   Éxons   Schistosoma mansoni   Dicroísmo circular   Cristalização   ELISA

Resumo

Neste projeto de doutorado direto objetivamos estudar e caracterizar alguns grupos de proteínas secretadas por S. mansoni, verme responsável pela Esquistossomose, doença que atinge a humanidade há séculos. Acredita-se que as proteínas secretadas pelo parasita sejam peças chave para a ação de um mecanismo de modulação da resposta do sistema imune do hospedeiro, o que possibilita que o parasita possa permanecer por décadas no interior do mesmo sem que haja a manifestação de um processo infeccioso. Estas proteínas, compostas por genes micro-exon foram encontradas em secreções de esquistossômulo e ovo do parasita, demonstrando que estas estão expostas ao sistema imune do homem. Entender como ocorre esta possível modulação pode possibilitar a criação de uma nova frente de ataque contra essa parasitose além de possibilitar um melhor entendimento acerca do sistema imune do homem. O trabalho será baseado na expressão em sistemas heterólogos de produtos proteicos de genes micro-exons e caracterização destas estruturas através de técnicas específicas como o dicroísmo circular, espalhamento dinâmico de luz e ensaios de cristalização. Também serão realizados ensaios imunológicos como dot-Blotting e ELISA, que serão utilizados para detecção de possíveis anticorpos que atuem contra a proteína recombinante expressa, a partir de soro de animais infectados pelo parasita. Ensaios de interação da proteína MEG14 com as proteínas S100A8/A9 serão também executados, juntamente com interações das PCMs com vesículas de fosfolipídios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORCIA, DEBORA; ZERAIK, ANA ELIZA; LOPES, JOSE L. S.; MACEDO, JOCI N. A.; DOS SANTOS, CLARISSA ROMANO; OLIVEIRA, KATIA C.; ANDERSON, LETICIA; WALLACE, B. A.; VERJOVSKI-ALMEIDA, SERGIO; ARAUJO, ANA P. U.; DEMARCO, RICARDO. Interaction of an esophageal MEG protein from schistosomes with a human S100 protein involved in inflammatory response. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-GENERAL SUBJECTS, v. 1861, n. 1, A, p. 3490-3497, JAN 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ORCIA, Débora. Estudo da estrutura e parceiros proteicos de proteínas codificadas por genes de micro-exons de Schistosoma mansoni. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.