Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioenergética mitocondrial em camundongos knockout para o receptor 1 do TNF-alfa: efeito na obesidade induzida por dieta hiperlipídica

Processo: 12/07424-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Aníbal Eugênio Vercesi
Beneficiário:Mary Angela Aranda de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fator de necrose tumoral alfa   Obesidade

Resumo

A obesidade é hoje um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Acredita-se que, com exceção de raros casos de defeitos monogênicos, o acúmulo de massa corporal seja resultado da combinação de múltiplos fatores genéticos e ambientais. Assim sendo, o equilíbrio entre a ingestão de alimentos e a massa corpórea é o principal regulador da massa corporal. Doenças relacionadas à obesidade como hipertensão sistêmica, hipercolesterolemia, síndrome metabólica e diabetes estão associadas à modificação oxidativa da LDL por espécies reativas de oxigênio (EROs). A geração das EROs nas células da parede vascular ou até mesmo por leucócitos circulantes podem promover o acúmulo de gordura, aterogênese, formação de trombo e resistência à insulina. O consumo de uma dieta rica em gordura também induz a expressão de várias citocinas pró-inflamatórias no hipotálamo, dentre elas o fator de necrose tumoral alfa (TNF-±). Este fator está envolvido em diversas desordens metabólicas e sua expressão se mostra aumentada em casos de obesidade induzida por dieta. O TNF-± atua por meio de dois receptores distintos, TNFR1 e TNFR2, porém o TNFR1 é responsável pela maioria dos efeitos desta citocina. Estudos recentes têm demonstrado que a deleção do receptor 1 para o TNF-± protege camundongos contra a resistência à leptina em casos de obesidade induzida por dieta. Estes resultados também demonstraram que a ligação do TNF-± ao TNFR1 poderia resultar num defeito na termogênese, no entanto, no contexto da obesidade induzida por dieta, a função desse receptor não está completamente esclarecida. Camundongos knockout para TNFR1 apresentam ainda um aumento no consumo de oxigênio, que pode estar relacionado à expressão de UCP1 e UCP3 no tecido adiposo marrom e no músculo esquelético, respectivamente. Neste contexto, a proposta deste trabalho é realizar estudos de função mitocondrial em fígado, coração, músculo e linfócitos isolados do baço de camundongos KO para o TNFR1 com o objetivo de esclarecer o possível papel da mitocôndria na resistência destes animais a dieta hiperlipídica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANDA-SOUZA, MARY A.; ROSSATO, FRANCO A.; COSTA, RUTE A. P.; FIGUEIRA, TIAGO R.; CASTILHO, ROGER F.; GUARNIERE, MIRIAM C.; NUNES, ERIKA S.; COELHO, LUANA C. B. B.; CORREIA, MARIA T. S.; VERCESI, ANIBAL E. A lectin from Bothrops leucurus snake venom raises cytosolic calcium levels and promotes B16-F10 melanoma necrotic cell death via mitochondrial permeability transition. Toxicon, v. 82, p. 97-103, MAY 2014. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.