Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de informação contextual em reconhecimento online de expressões matemáticas manuscritas

Processo: 12/08389-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Nina Sumiko Tomita Hirata
Beneficiário:Frank Dennis Julca Aguilar
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13535-0 - Análise estrutural de expressões matemáticas manuscritas usando informação contextual, BE.EP.DD
Assunto(s):Reconhecimento de padrões   Reconhecimento de escrita   Sistemas on-line   Matemática   Análise estrutural

Resumo

O reconhecimento online de expressões matemáticas manuscritas é um importante problema na área de reconhecimento de padrões e sua solução pode, entre outras aplicações, simplificar a entrada de notação matemática em computadores. Embora existam métodos e sistemas computacionais que tratam desse problema, as soluções existentes ainda são limitadas quanto à variedade de símbolos e tipos de expressões que podem ser reconhecidas. A maioria das abordagens trata o problema dividindo o processo de reconhecimento em duas etapas independentes: reconhecimento dos símbolos e análise da estrutura. Por outro lado, sabe-se que o uso da informação contextual, tais como os padrões da escrita, pode ser útil para solucionar ambiguidades presentes tanto no reconhecimento de símbolos como na determinação das relações espaciais entre os mesmos. A integração eficiente desse tipo de informações ao processo de reconhecimento é, no entanto, ainda um desafio. Este projeto de pesquisa visa propor uma abordagem que integra as etapas de reconhecimento de símbolos e de análise estrutural, para o problema de reconhecimento online de expressões matemáticas manuscritas. Em especial, visa investigar o uso de informação contextual no tratamento de ambiguidades e propor formas de uso eficiente e sistemático das mesmas no processo de reconhecimento. Com isso, espera-se que uma maior quantidade de tipos de expressões, envolvendo maior variedade de símbolos, possam ser reconhecidas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIRATA, NINA S. T.; JULCA-AGUILAR, FRANK D. Matching based ground-truth annotation for online handwritten mathematical expressions. PATTERN RECOGNITION, v. 48, n. 3, p. 837-848, MAR 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUILAR, Frank Dennis Julca. Reconhecimento online de expressões matemáticas manuscritas usando informação contextual. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.