Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel da citocina IL-33 na progressão da lesão periapical experimental

Processo: 12/08993-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Sandra Yasuyo Fukada Alves
Beneficiário:Letícia Andreotti Bignardi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Lesões periapicais   Resposta inflamatória   Patologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Il-33 | Lesão Periapical | Resposta inflamatória | Patologia

Resumo

O termo osteoimunologia foi originado de estudos recentes que mostram uma estreita interação entre o sistema imunológico e o sistema esquelético. Tem sido demonstrado que vários mediadores liberados durante uma resposta inflamatória persistente podem regular o desenvolvimento e a função de osteoclastos e osteoblastos, as quais são células responsáveis pela degradação e formação da matriz óssea, respectivamente. O balanço entre a atividade osteoclástica e osteoblástica determina o grau de reabsorção e de formação óssea. A reabsorção óssea e dental constitui uma das principais complicações que levam a avulsão dental em pacientes acometidos por doenças inflamatórias crônicas, como a lesão periapical. Cada vez mais têm sido descrito novas citocinas e seus papéis em determinadas respostas inflamatórias. Neste sentido, a literatura apresenta evidências de que a IL-33, uma citocina da familia da IL-1, atua na osteoclastogênese inibindo a diferenciação de osteoclastos murinos in vitro, por diferentes mecanismos. Contudo o papel da IL-33 no desenvolvimento da lesão periapical e consequente no metabolismo ósseo in vivo ainda permanece desconhecido. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar, de forma mais aprofundada, como a IL-33 participa do processo inflamatório da lesão periapical, modulação do metabolismo ósseo e consequente reabsorção óssea. Em uma perspectiva futura, a realização deste estudo pode levar a identificação de um novo alvo terapêutico que possibilitaria o desenvolvimento de vias alternativas para o tratamento da lesão periapical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIGNARDI, Letícia Andreotti. Estudo do papel do eixo IL-33/ST2 na progressão da lesão periapical experimental. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.