Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de transposição de top soil e feno para restauração da vegetação do campo cerrado

Processo: 12/09048-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Giselda Durigan
Beneficiário:Natashi Aparecida Lima Pilon
Instituição-sede: Instituto Florestal. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/02042-2 - Transferência de top soil e feno como técnica de restauração ecológica para a vegetação do campo cerrado e de tipos de vegetação campestre no Mediterrâneo, BE.EP.IC
Assunto(s):Cerrado   Ecologia da restauração   Restauração ecológica

Resumo

A restauração de ecossistemas florestais no Brasil tem sido bem sucedida com técnicas que se baseiam no plantio de mudas de espécies arbóreas. No entanto, essas técnicas não têm tido êxito no Cerrado, de modo que a busca por técnicas inovadoras de restauração se faz necessária, especialmente para fisionomias campestres. Estudos em diferentes locais do mundo apontam a transposição de top soil (a camada superficial do solo) e feno (hay transfer) como técnicas bem sucedidas para restauração de comunidades vegetais campestres. Para verificar se tais técnicas têm potencial para aplicação no Cerrado brasileiro, coletaremos material na Estação Ecológica de Santa Bárbara e instalaremos um experimento na Floresta Estadual de Assis. Testaremos três tratamentos - 1) top soil, 2) feno e 3) top soil + feno, e manteremos parcelas controle, em experimento em blocos ao acaso com cinco repetições. Esperamos que pelo menos uma parte da flora nativa do ecossistema natural possa ser propagada por essas técnicas e que o estudo aponte a técnica mais promissora entre as que serão testadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA PILON, NATASHI A.; BUISSON, ELISE; DURIGAN, GISELDA. Restoring Brazilian savanna ground layer vegetation by topsoil and hay transfer. RESTORATION ECOLOGY, v. 26, n. 1, p. 73-81, JAN 2018. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.