Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, síntese e avaliação fotoprotetora de novos compostos híbridos derivados do resveratrol, cinamatos e avobenzona planejados como filtros solares

Processo: 12/09237-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Jean Leandro dos Santos
Beneficiário:Juliana Santana Reis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cinamatos   Fotoproteção   Cosmetologia   Resveratrol   Protetores solares

Resumo

A exposição à radiação ultravioleta (UV) é um dos principais fatores que contribui para o desenvolvimento de câncer de pele no mundo. Além disso, a exposição crônica à radiação ultravioleta leva ao fotoenvelhecimento, devido à formação de espécies reativas de oxigênio (ERO) que causam danos no extrato córneo da pele, afetando a regeneração do tecido conectivo e afetando a distribuição de melanina na pele, promovendo marcas, manchas e sinais de expressão. Neste panorama, diversos trabalhos têm demonstrado a importância de utilização de filtros solares para prevenção do desenvolvimento de câncer de pele e fotoenvelhecimento. Os filtros solares podem proteger contra a radiação UVA (320-400nm) e UVB (290-320nm). A radiação UVA atinge profundamente a pele, causando o envelhecimento dos tecidos cutâneos, aparecimento de dermatoses e de erupções cutâneas, além de atingir o DNA, provocando alterações genéticas. Também potencializam os efeitos biológicos do UVB, estimulam reações de fototoxicidade e fotoalergia e promovem o aparecimento de radicais livres. Já a radiação UVB promove o aparecimento de queimaduras, danos oculares, eritemas, edemas, inflamação, alterações no sistema imunológico (ex. imunossupressão), inibição da síntese de DNA e RNA e alterações na síntese protéica. Utilizaremos neste trabalho, para fins de modificação molecular, os protótipos derivados do cinamato, representados pelo p-metocinamato de octila (filtros UVB) e derivados dibenzoilmetanos, representados pela avobenzona (filtro UVA). Dada a busca por produtos cosméticos de origem natural, exploraremos ainda a atividade antioxidante e fotoprotetora do resveratrol (filtro UVB) nos novos protótipos planejados.Assim, este trabalho tem como objetivo a obtenção de novos filtros solares com capacidade ampliada de proteção contra radiação UV (UVA e UVB) associada a propriedades antioxidantes, obtidos através da estratégia de hibridação molecular, entre filtros existentes (avobenzona e cinamatos) e produtos naturais (resveratrol, ácido ferúlico).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, JULIANA SANTANA; CORREA, MARCOS ANTONIO; CHUNG, MAN CHIN; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Synthesis, antioxidant and photoprotection activities of hybrid derivatives useful to prevent skin cancer. Bioorganic & Medicinal Chemistry, v. 22, n. 9, p. 2733-2738, MAY 1 2014. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Juliana Santana. Planejamento, síntese e avaliação fotoprotetora de novos compostos híbridos derivados do resveratrol, cinamatos e avobenzona planejados como filtros solares. 2014. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.