Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação de estudos metabolômicos por RMN na investigação do perfil metabólico de pacientes obesos submetidos a cirurgia bariátrica

Processo: 12/09318-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Anita Jocelyne Marsaioli
Beneficiário:Thiago Inácio Barros Lopes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiometria   Perfil metabólico   Ressonância magnética nuclear

Resumo

Metabolômica consiste no estudo de organismos ou sistemas biológicos através do seu metaboloma (conjunto de metabólitos de um organismo) empregando uma combinação de metodologias analíticas de alto desempenho e análise estatística multivariada. A metabolômica tem emergido rapidamente como uma nova plataforma de investigação de sistemas biológicos, maximizando a recuperação de informações biológicas e complementando informações obtidas por outras abordagens "ômicas" (genômica, transcriptômica e proteômica). Atualmente, estudos metabolômicos têm sido empregados na clínica para diagnósticos e/ou na busca de novos biomarcadores.Apesar dos inúmeros artigos publicados sobre o tema nos últimos anos, ainda não há consenso sobre o protocolo experimental ideal para estudos metabolômicos realizados por RMN. Há um tênue consenso que um mínimo de preparação da amostra é desejável, embora protocolos de extração e remoção de proteínas frequentemente sejam empregados na obtenção dos espectros. Uma característica comum às pesquisas de desenvolvimento de metodologias metabolômicas utilizando RMN é que as mesmas têm perseguido a otimização dos espectros obtidos. Porém, devido à frequente utilização de métodos quimiométricos na interpretação dos resultados obtidos por RMN, nós propomos neste projeto a otimização do protocolo de preparação da amostra e dos parâmetros de obtenção e processamento dos espectros de forma a obter os "melhores modelos quimiométricos" no caso concreto.Em seguida, estudos metabolômicos por RMN serão empregados na avaliação das alterações do perfil metabólico decorrentes do tratamento cirúrgico da obesidade. Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a qual tem sido associada comorbidades como diabetes e doenças coronarianas entre outras. O tratamento cirúrgico da obesidade é atualmente indicado a pacientes com obesidade mórbida (IMC > 40 Kg/m²) e nos casos de obesidade moderada (IMC > 35 Kg/m²) com comorbidades associadas. Este projeto visa investigar alterações no metaboloma de indivíduos obesos submetidos aos procedimentos de Bypass Gástrico com reconstrução em Y de Roux e Derivação Bilio-Pancreática.Por fim, pretendemos ainda comprovar a eficiência de métodos quimiométricos na seleção de íons em espectros de massas para a quantificação de compostos por CG-EM por monitoramento de íons selecionados. A metodologia será empregada na seleção de íons para quantificação de outras classes de compostos de importância biológica, como hidrocarbonetos e ácidos graxos substituídos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, THIAGO I. B.; RIBEIRO, MARILENE D. M. M.; MING, CHIU C.; GRIMALDI, RENATO; GONCALVES, LIRENY A. G.; MARSAIOLI, ANITA J. Comparison of the regiospecific distribution from triacylglycerols after chemical and enzymatic interesterification of high oleic sunflower oil and fully hydrogenated high oleic sunflower oil blend by carbon-13 nuclear magnetic resonance. Food Chemistry, v. 212, p. 641-647, DEC 1 2016. Citações Web of Science: 5.
LOPES, THIAGO I. B.; GELONEZE, BRUNO; PAREJA, JOSE C.; CALIXTO, ANTONIO R.; FERREIRA, MARCIA M. C.; MARSAIOLI, ANITA J. ``Omics{''} Prospective Monitoring of Bariatric Surgery: Roux-En-Y Gastric Bypass Outcomes Using Mixed-Meal Tolerance Test and Time-Resolved H-1 NMR-Based Metabolomics. OMICS-A JOURNAL OF INTEGRATIVE BIOLOGY, v. 20, n. 7, p. 415-423, JUL 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Thiago Inácio Barros. Aplicações de ressonância magnética nuclear no estudo : da cirurgia bariátrica, da produção de etanol e da distribuição regioespecífica de triacilglicerídeos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.