Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica e proteica da COX-2 e c-kit em neoplasias mamárias de cadelas

Processo: 12/10293-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Renee Laufer Amorim
Beneficiário:Rosana da Cruz Lino Salvador
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Mama   Ciclo-oxigenase 2   Oncologia veterinária   Neoplasias

Resumo

A neoplasia mamária é o tumor mais frequente nas cadelas e seu comportamento biológico assemelha-se com o que ocorre nas mulheres, com isso as cadelas podem ser um excelente modelo natural para estudos em oncologia comparada deste tipo de neoplasia. A descoberta de proteínas com valor preditivo é importante como alvos terapêuticos, específicos para cada tipo de câncer. Este estudo visa avaliar a expressão gênica e proteica da COX-2 e c-KIT, através dos métodos de RT-PCR e imunoistoquímica, para verificar o potencial preditivo destas proteínas no câncer de mama em cadelas. A expressão proteica da COX-2 já foi avaliada e correlacionada com a malignidade da neoplasia mamária na cadela e na mulher, no entanto, a expressão gênica desta enzima ainda é pouca estudada. Já a expressão proteica e gênica de c-KIT na neoplasia mamária em cadelas ainda não foi investigada e na medicina humana há relatos controversos da expressão normal de c-KIT e uma diminuição de sua expressão na progressão do processo neoplásico mamário. Em vista disso, uma melhor exploração dos mecanismos de interação dos genes da COX-2 e C-KIT com suas proteínas poderão resultar em um maior entendimento de suas funções no processo carcinogênico das neoplasias mamárias de cadelas e possíveis indicações como alvo terapêutico. Para tanto serão formados seis grupos: G1= mamas normais, sem neoplasia mamária (n=10); G2 = adenomas de glândula mamária (n=10); G3 = carcinomas mamários não metastáticos (n=20) e G4= carcinomas mamários metastáticos (n=10), G5= carcinomas complexos não metastáticos (n=10) e G6= carcinomas complexos metastáticos (n=10). Os resultados serão avaliados quanto à presença de cada marcador nos tecidos, sua relação com o comportamento biológico e tipo histológico da neoplasia, apresentação de recidivas e/ou metástases pelo método da Análise de Variância. Espera-se poder indicar o tipo de terapêutica mais adequada para os tipos tumorais estudados.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVADOR, Rosana da Cruz Lino. Expressão gênica e proteica da cox-2 e c-Kit em neoplasias mamárias de cadelas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.