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Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita

Processo: 12/13259-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Cristiane Rodrigues Lima
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/02091-0 - Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, AP.R
Assunto(s):Leitura   Aprendizagem   Avaliação de desempenho   Compreensão da leitura   Crianças

Resumo

Indivíduos com dificuldade de leitura apresentam prejuízos em habilidades metafonológicas, que podem comprometer um desempenho futuro em compreensão de leitura. Dessa forma, entender como estes processos se inter-relacionam é de extrema importância para atuação fonoaudiológica, tanto no âmbito clínico quanto no educacional, pois se pode fundamentar ações de promoção e prevenção na área de leitura e oferecer um padrão de normalidade para os profissionais que transitam na interface saúde-educação. Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e verificar possíveis correlações tais habilidades. Método: participarão deste estudo 120 crianças, com e semindicativos de alterações de leitura e escrita. Inicialmente todos farão uma prova para avaliação da Consciência Fonológica por meio do teste CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial) e em outro dia, os escolares realizarão a prova de compreensão de orações, do teste PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). Análise dos Resultados: Será realizada análise estatística inferencial para os resultados do CONFIAS, em que serão verificadas a sensibilidade e especificidade para cada prova e para o total das provas e, estabelecidas as curvas ROC com os valores de corte. O desempenho das crianças na prova de compreensão de oração será analisado em função dos valores de corte do CONFIAS e separados acima e abaixo destes valores, verificando possíveis correlações. (AU)