Busca avançada
Ano de início
Entree

"vazamentos de petróleo em áreas costeiras: um estudo sobre percepção em Caraguatatuba e São Sebastião, Litoral Norte Paulista"

Processo: 11/22370-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sonia Regina da Cal Seixas
Beneficiário:Michelle Renk
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22190-6 - Percepção de riscos de derramamento de petróleo em regiões costeiras, BE.EP.DR
Assunto(s):Sociologia ambiental

Resumo

Diante do modelo de desenvolvimento corrente, onde a energia é considerada fundamental para a economia e diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida das comunidades, observa-se cada vez mais a instalação de empreendimentos voltados para a exploração de recursos energéticos em locais previamente ocupados por comunidades, inserindo, assim, os riscos tecnológicos no cotidiano dos moradores. Os riscos abordados por esta proposta são os físicos (explosões, vazamentos) de empreendimentos do setor de petróleo e gás natural, representados, pelo TEBAR em São Sebastião e Projeto Mexilhão em Caraguatatuba, ambos situados no Litoral Norte de São Paulo e de responsabilidade da Petrobras. Pretende-se investigar os fatores e critérios envolvidos na construção dos riscos em comunidades que convivem diariamente com riscos inerentes às atividades da indústria, através da análise da percepção individual e coletiva dos moradores da área de estudo, a partir de metodologia qualitativa, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas na área de influência direta e indireta dos empreendimentos. Objetiva-se também, contribuir com trabalhos já em andamento na região e sediados no Núcleo de Pesquisas Ambientais (NEPAM), como "Urban Growth, Vulnerability and Adaptation: social and ecological dimensions of climate change on the Coast of São Paulo", (FAPESP-PFPMCG, processo n. 2008/58159-7) e "Mudanças ambientais globais, vulnerabilidade, risco e subjetividade: um estudo sobre o Litoral Norte Paulista", (FAPESP, processo n. 2010/ 20811-5).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RENK, Michelle. Transporte e armazenamento de hidrocarbonetos em áreas costeiras : um estudo sobre percepção de riscos em municípios do litoral norte paulista. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.