Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição a partir de recriação Timbrística com o suporte de descritores de áudio

Processo: 11/23972-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Ivan Eiji Yamauchi Simurra
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Composição musical   Análise musical

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa de doutorado, pertencente ao programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP (IA) e ao Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS/UNICAMP), na área de processos criativos com foco na recriação timbrística como processo de criação musical. A pesquisa apóia-se, principalmente, em três aspectos fundamentais: a) o estudo de descritores de áudio como ferramenta para a recriação timbrística assistida por computador; b) a criação de estudos composicionais, nos quais serão testadas as hipóteses de recriação, assim como a eficácia do suporte computacional e; c) a análise de obras e procedimentos desenvolvidos por compositores que servirão de referência para o desenvolvimento de Modelos de escritura. Na realização dos Estudos, serão utilizados ambientes computacionais de assistência à composição em tempo real ou em tempo diferido, utilizando-se diversos processos para "descrever" ou "recuperar" informações musicais de um sinal sonoro de referência. Para tal tarefa, serão estudados os seguintes ambientes computacionais: OpenMusic, PWGL, Max/MSP e PureData. Posteriormente, pelo menos um desses ambientes será definido e utilizado, preferencialmente, nessa pesquisa. Destaca-se ainda, a possibilidade de utilizar o ambiente Orchidée, que possui uma arquitetura dedicada à orquestração assistida por computador. Com relação ao item "c", serão propostas análises de procedimentos desenvolvidos por um conjunto de compositores. Esses procedimentos servirão de "referências composicionais" e, a partir delas, serão construídos Modelos. Espera-se que todo o processo de pesquisa aqui desenvolvido sirva de base de conhecimento na área de composição musical e, ainda, como material referencial da área. Este trabalho, ainda, é uma extensão da pesquisa de Mestrado, já financiada pela FAPESP, na qual estudou-se elaborações de espaços de análise e, principalmente, de composição a partir das características dinâmicas e temporais do fenômeno sonoro.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMURRA, Ivan Eiji Yamauchi. Contribuição ao problema da orquestração assistida por computador com suporte de descritores de áudio. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.