Busca avançada
Ano de início
Entree

Diante do coração roubado - estudo das relações entre os pensamentos de Jacques Derrida e Jean-Luc Nancy

Processo: 12/06961-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Siscar
Beneficiário:Paola Sanges Ghetti
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hospitalidade   Comunidades   Desconstrução

Resumo

Este projeto se propõe a debater a questão do público e do privado no que ela se associa a um pensamento da alteridade, em Jacques Derrida e Jean-Luc Nancy. Os autores mantiveram um forte intercâmbio sobre o tema, influenciando-se mutuamente e mantendo seus projetos em contato. Porém, suspeita-se que, ainda que o trabalho dos dois elabore a idéia de um "pensamento comum", não se trata de uma aliança de pensamento proporcionada pela instituição acadêmica, em outras palavras, do privado subordinado à estrutura do público, que a segrega e possibilita, mas de haver ali algo irredutível ao terreno do público ou do político. A discussão sobre como compreender essas relações será feita através da visita a determinadas figuras do "coração roubado", abordadas pelos autores. Tal coração não apenas indicaria que o público e o privado são esferas que co-habitam, expressando um interior sempre parcialmente contaminado, num constante movimento de aproximação ao outro, quanto indica que este mesmo coração permanece inacessível enquanto interioridade. O diálogo entre estas duas obras, que primeiramente se aterá a uma pesquisa em torno da questão e da figura do coração, se desdobrará posteriormente aos temas do toque, da comunidade e da hospitalidade, noções respectivamente presentes na obra de Nancy e Derrida.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GHETTI, Paola Sanges. Respiração e pensamento : a abertura da escrita na obra de Jean-Luc Nancy. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.