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O mito da família desestruturada e a relação entre famílias das classes trabalhadoras e a escola: uma reflexão antropológica

Processo: 12/07348-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Duarte Rocha Marques
Beneficiário:Nicolau Dela Bandera Arco Netto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/04751-3 - A "família desestruturada" e a "casa-embrião": os usos do parentesco para pensar as relações entre os moradores de um bairro de classe trabalhadora e uma escola em São Paulo, BE.EP.DR
Assunto(s):Escolas   Família   Periferia

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é propor uma interpretação da relação entre famílias das classes trabalhadoras e escolas públicas em São Paulo, abordando os conflitos entre os modelos valorativos sobre a chamada "família desestruturada" que circulam nos discursos dos agentes institucionais da escola e a dinâmica e as práticas familiares dos moradores de um bairro popular e periférico em São Paulo, Perus (favela Recanto do Paraíso). Partimos da hipótese de que as estratégias de reprodução das famílias das classes trabalhadoras não se restringem às suas dimensões econômica e política - tal como retratou a literatura antropológica dos anos 1980 -, incluindo também estratégias de reprodução moral e cultural da família, por meio, cada vez mais, da escolarização. Testarei nesta pesquisa, tanto em termos descritivos como explicativos, algumas categorias utilizadas pela antropologia sobre os diferentes modelos e práticas familiares para tentar compreender a relação entre esta instituição e as escolas: família patriarcal e individualização familiar; matrifocalidade e monoparentalidade; conflito entre parentes afins e consanguíneos; quintal/pátio/casa/rua. Para a realização desta presquisa, observarei situações cotidianas e práticas, assim como as falas elaboradas em momentos performáticos, tais como, dentre outros, as fofocas existentes na vizinhança a respeito das famílias e das escolas, as falas dos professores nas reuniões pedagógicas e nos intervalos. Selecionarei ainda algumas famílias para observar os valores e os projetos em relação ao futuro dos filhos em idade escolar e acompanhar as atividades de lazer das crianças e o dia-a-dia familiar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudos apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Capes de Tese 2018  

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETTO, Nicolau Dela Bandera Arco. A educação vem de casa: família e escola na periferia de São Paulo. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

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