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Glauber Rocha prismático: ensaios de cinema comparado

Processo: 12/50292-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ismail Norberto Xavier
Beneficiário:Mateus Araujo Silva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de filmes   Intertextualidade   História do cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Filmica | Cinema Comparado | Cinema Moderno | Glauber Rocha | Historia Do Cinema | Intertextualidade

Resumo

O projeto pretende, no rastro de trabalhos que já venho empreendendo de alguns anos para cá, reexaminar a obra de Glauber Rocha em seu conjunto (filmes e escritos) à luz de seu diálogo com a de outros cineastas de várias épocas e vários países, que ele admirou ou conheceu bem. Em ensaios publicados na França e no Brasil, tive ocasião de compará-la detidamente com as de Jean Rouch, Jean-Luc Godard e Jean-Marie Straub & Danièle Huillet. Trata-se agora de ampliar de modo mais sistemático este esforço comparatista, confrontando Glauber a outros cineastas que foram interlocutores decisivos para seu projeto de cinema ao longo dos anos (John Ford, Serguei Eisenstein, Luis Bunuel, Pier Paolo Pasolini e Carmelo Bene) ou cujas obras permitem alguns paralelos capazes de iluminar, por semelhança ou por contraste, aspectos daquele projeto (Miklos Jancso, Robert Kramer, Hugo Santiago, Tomás Gutierrez Álea, Fernando Solanas, Alexander Kluge). O objetivo da pesquisa é duplo: de um lado, testar por amostragem a fecundidade de uma abordagem comparativa de caráter "prismático" (na qual um único artista é comparado com vários outros), raramente praticada no âmbito dos estudos de cinema, no Brasil como em toda parte; de outro, explorar facetas pouco discutidas do cinema de Glauber que, apesar de notoriamente permeável ao trabalho de seus colegas estrangeiros, não suscitou estudos de fôlego voltados para seus diálogos com o cinema deles. (AU)

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