Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do envelhecimento sobre a função e atividade eletromiográfica dos músculos do assoalho pélvico.

Processo: 12/11603-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Patricia Driusso
Beneficiário:Djessica Aline Santos Bocardi
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Saúde da mulher   Assoalho pélvico   Fisioterapia

Resumo

As disfunções do assoalho pélvico afetam predominantemente as mulheres. Trata-se de uma condição clínica comum que acomete um número crescente de mulheres a cada ano, comprometendo a qualidade de vida de um terço das mulheres adultas em todas as idades. Embora raramente fatais, os sintomas das disfunções de assoalho pélvico causam constrangimento e, quando sem tratamento, levam ao isolamento social, inibição sexual e potencial perda de independência. Muitos fatores de risco para tais disfunções são indicados na literatura atual, entre eles o envelhecimento. No entanto, pouco se sabe sobre a influência do envelhecimento sobre a musculatura do assoalho pélvico. Assim, o objetivo deste estudo é comparar a função e a atividade eletromiográfica da musculatura do assoalho pélvico em mulheres em diferentes faixas etárias. Para este estudo transversal serão selecionadas 50 mulheres entre 18 e 70 anos, classificadas em cinco faixas etárias. As voluntárias serão avaliadas quanto a função da musculatura do assoalho pélvico pela palpação digital, a pressão de contração dessa musculatura pela perineometria, além da atividade eletromiográfica dos músculos do assoalho pélvico durante o repouso e a contração voluntária máxima. Testes estatísticos adequados serão aplicados para comparar as variáveis força, pressão da musculatura do assoalho pélvico e atividade elétrica entre os grupos de mulheres divididas pela faixa etária. Diante do envelhecimento populacional, espera-se que esse estudo forneça contribuições científicas relevantes para a compreensão da fisiopatogênese das disfunções da musculatura do assoalho pélvico e auxilie na elaboração de estratégias preventivas efetivas para mulheres de diferentes faixas etárias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOCARDI, D. A. S.; PEREIRA-BALDON, V. S.; FERREIRA, C. H. J.; AVILA, M. A.; BELEZA, A. C. S.; DRIUSSO, P. Pelvic floor muscle function and EMG in nulliparous women of different ages: a cross-sectional study. CLIMACTERIC, v. 21, n. 5, p. 462-466, 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.