Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia floral e investigação da ocorrência de hibridação natural entre Epidendrum secundum e e. denticulatum no cerrado de Itirapina - SP

Processo: 12/13522-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Emerson Ricardo Pansarin
Beneficiário:Bruno César Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Polinização   Biologia floral

Resumo

Epidendrum Lindl. é um gênero neotropical que compreende 1.125 espécies distribuídas entre o sudeste dos Estados Unidos (Carolina do Norte) e a Argentina. Cerca de 132 espécies são encontradas no Brasil. A delimitação entre espécies dentro do gênero muitas vezes é alvo de controvérsias, já que muitas delas são bastante variáveis morfologicamente e formam complexos de espécies, como o "complexo Epidendrum secundum". As espécies analisadas nesse trabalho serão E. secundum Jacq.e E. denticulatum Barb. Rodr., que são simpátricas em áreas de cerrado do município de Itirapina-SP. Será investigada a biologia floral das espécies através de estudos de morfologia floral e testes histoquímicos das regiões supostamente produtoras de recursos aos polinizadores. Além disso, serão realizadas polinizações manuais intra (polinização cruzada, emasculação, autopolinização manual e autopolinização espontânea) e interespecíficas. A partir dos frutos obtidos será avaliada a quantidade de sementes viáveis resultantes de cada tratamento. Os dados obtidos a partir do presente estudo serão usados como fonte de dados que contribuirá para o entendimento da funcionalidade do nectário, assim como avaliada a possibilidade de ocorrência de hibridação natural entre ambas as espécies, já que várias formas intermediárias entre E. secundum e E. denticulatum podem ser encontradas ocorrendo na região.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, B. C.; PANSARIN, L. M.; MARTUCCI, M. E. P.; GOBBO-NETO, L.; PANSARIN, E. R. Pollinarium size as a hybridisation barrier between sympatric inter-compatible orchids. Australian Journal of Botany, v. 65, n. 6-7, p. 497-506, 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.