Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução spin-órbita de exoplanetas quentes

Processo: 12/13731-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Tatiana Alexandrovna Michtchenko
Beneficiário:Adrian Rodriguez Colucci
Supervisor no Exterior: Alexandre Carlos Morgado Correia
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:09/16900-5 - Evolução dinâmica de sistemas planetários com dissipação, BP.PD
Assunto(s):Rotação   Exoplanetas

Resumo

Neste projeto visaremos estudar a evolução conjunta da rotação e da órbita daqueles planetas que evoluem sob ação de forças dissipativas e interações mútuas. Em particular, investigaremos a possibilidade de que planetas extrassolares reais possuam um estado atual de rotação em que o período orbital seja um número inteiro ou semi-inteiro do período de rotação, fenômeno conhecido como ressonância spin-órbita (RSO). A ocorrência de RSOs é atribuída à existência de dois torques agindo na rotação; um deles provêm da deformação permanente do corpo (achatamento equatorial) e o outro é o torque de maré (dissipação). Consideraremos sistemas com mais de um planeta, fazendo ênfase naqueles que possuem uma super-Terra quente (planetas com massas entre 1 e 10 massas terrestres e período orbital de poucos dias) com um companheiro em órbita externa. Analisaremos a variação dos elementos orbitais e as consequências dinâmicas na evolução das rotações dos corpos envolvidos nas interações. No contexto do problema geral dos três corpos, a análise será feita através das equações médias do problema secular spin-órbita. Os resultados obtidos serão comparados com a simulação numérica das equações exatas do movimento. Consideraremos aplicações para sistemas de exoplanetas contendo super-Terras na região de habitabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREIA, ALEXANDRE C. M.; BOUEE, GWENACL; LASKAR, JACQUES; RODRIEGUEZ, ADRIAN. Deformation and tidal evolution of close-in planets and satellites using a Maxwell viscoelastic rheology. Astronomy & Astrophysics, v. 571, NOV 2014. Citações Web of Science: 37.
CORREIA, ALEXANDRE C. M.; RODRIGUEZ, ADRIAN. ON THE EQUILIBRIUM FIGURE OF CLOSE-IN PLANETS AND SATELLITES. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 767, n. 2 APR 20 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.