Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas abordagens para a produção de metabólitos secundários por fungos de origem marinha

Processo: 12/04100-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Pierre-Marie Allard
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia marinha   Produtos naturais marinhos   Epigênese genética

Resumo

O objetivo deste projeto é explorar o metaboloma dos microorganismos marinhos brasileiros como fonte de novos compostos bioativos e avaliar novas abordagens destinadas a melhorar ou modificar a produção dos metabolitos secundários por linhagens fúngicas selecionadas.Após o cultivo de cepas individuais de fungos marinhos, estes serão selecionados por avaliação biológica e desreplicação por LC/MS. A produção dos metabólitos secundários por as espécies selecionadas será otimizada através da utilização de pequenas modificadores epigenéticos, com o objetivo de obter extratos quimicamente enriquecidos com metabólitos distintos dos originais. Os metabólitos secundários serão isolados após um processo de fracionamento biomonitorado. O processo de determinação estrutural irá envolver uma análise abrangente dos dados espectroscópicos dos compostos isolados (UV, IR, RMN 1H e de 13C, além de técnicas de RMN bidimensionais). Após a identificação, as atividades biológicas dos compostos puros serão avaliadas em três bioensaios (antiviral, leishmanicida e anti-inflamatória).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IOCA, LAURA P.; ALLARD, PIERRE-MARIE; BERLINCK, ROBERTO G. S. Thinking big about small beings - the (yet) underdeveloped microbial natural products chemistry in Brazil. NATURAL PRODUCT REPORTS, v. 31, n. 5, p. 646-675, 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.