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Continuidades e descontinuidades nas representações do leitor mirim: uma análise das projeções discursivas do leitor da folhinha de 1963 aos dias atuais

Processo: 12/08033-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Ana Luiza Menezes Baldin
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Análise do discurso

Resumo

Este projeto de mestrado objetiva dar continuidade às reflexões iniciadas na graduação, com o desenvolvimento de nossa pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso , na qual iniciamos, sob a orientação da Profa Dra Luzmara Curcino, e no quadro do projeto por ela coordenado sobre as representações discursivas do leitor brasileiro na atualidade (FAPESP 2010/16139-0), nossos estudos sobre as projeções do leitor infantil e juvenil inscritas em publicações de origem midiática destinadas a esse público. A presente pesquisa de mestrado busca analisar diferentes estratégias de escrita empregadas nos textos do suplemento infantil publicado pelo jornal "Folha de S. Paulo", e designado "Folhinha", desde seu lançamento, em 8 de setembro de 1963, até os dias de hoje. A análise comparativa dos exemplares de "Folhinha" nos permitirá identificar eventuais semelhanças e diferenças, continuidades e rupturas nas formas de representação do leitor, inscritas nos textos (tanto de origem editorial quanto de origem publicitária), e apreensíveis por meio da análise das técnicas de escrita e formas de interpelação deste leitor empregadas ao longo deste período, nos textos deste objeto cultural. Para tanto, mobilizaremos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa juntamente com alguns princípios desenvolvidos pela História Cultural da leitura, tendo em vista a preocupação em comum desses campos de saber com a compreensão e descrição das práticas de leitura/interpretação de textos.

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