Busca avançada
Ano de início
Entree

A família Rubiaceae Juss. na região de monte verde, mg

Processo: 12/09232-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:André Olmos Simões
Beneficiário:João Afonso Martins Do Carmo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Serra da Mantiqueira   Rubiaceae

Resumo

Rubiaceae é uma família cosmopolita, distribuída principalmente por regiões tropicais e subtropicais do planeta. Nela estão incluídos cerca de 620 gêneros e mais de 13000 espécies. É considerada a maior e menos conhecida família de plantas lenhosas dos trópicos úmidos, regiões onde habitats são constantemente perdidos, o que gera a necessidade urgente de se obter conhecimento taxonômico básico para a família. No Brasil, um de seus "hotspots" de diversidade, são reconhecidos 120 gêneros e 1367 espécies, dos quais 71 gêneros e 546 espécies ocorrem na Mata Atlântica, bioma conhecido por abrigar uma das maiores biodiversidades do planeta e um dos maiores índices de endemismo. Neste bioma, está inserida a Serra da Mantiqueira, na qual se localiza a região de Monte Verde, no extremo sul de Minas Gerais. Nesta região se observam fisionomias vegetais de áreas de altitude pronunciada e elevado número de espécies endêmicas, motivo pelo qual possui grande importância biológica. O presente estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as espécies de Rubiaceae ocorrentes na região de Monte Verde. O levantamento florístico está sendo realizado através de viagens de coleta e consulta a herbários. Os dados serão gerenciados no software BRAHMS® versão 6.9. A partir dos táxons inventariados, chaves de identificação dicotômicas e interativas, descrições e ilustrações serão elaboradas. Análises dos períodos de floração e frutificação e da importância fitogeográfica da região também serão realizadas. Um levantamento preliminar resultou em uma lista de 42 espécies. Os resultados serão analisados sob o ponto de vista da conservação biológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO AFONSO MARTINS DO CARMO; ANDRÉ OLMOS SIMÕES. Rubiaceae no Município de Camanducaia, Serra da Mantiqueira, Minas Gerais: sinópse e chave interativa. Rodriguésia, v. 68, n. 4, p. -, Set. 2017.
CARMO, JOAO A. M.; SALAS, ROBERTO M.; SIMOES, ANDRE O. An updated description of Galianthe vaginata (Spermacoceae, Rubiaceae), a species endemic to the Serra da Mantiqueira and Serra do Mar, Southeast Brazil. PHYTOTAXA, v. 258, n. 1, p. 89-94, APR 26 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.