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Análise dos erros lexicais de escolares: a influência do tipo de escola e da escolaridade dos pais

Processo: 12/10440-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Lígia de Gaia Azevedo de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vocabulário   Classe social   Escolaridade   Linguagem   Linguagem infantil

Resumo

A aquisição lexical pode ser influenciada por uma série de fatores extrínsecos à criança, além dos aspectos intrínsecos. Estudos mostram que o nível socioeconômico (NSE) pode influenciar as habilidades de linguagem das crianças. O nível de escolaridade dos pais, um importante indicador do NSE, apresenta correlação com a aquisição de vocabulário dos filhos: pais com poucos anos de estudo normalmente estimulam menos seus filhos e é possível identificar diferenças no vocabulário de crianças de diferentes NSE mesmo antes do ingresso na pré-escola. Ademais, estudos mostram que crianças de escola privada costumam demonstrar desempenho superior ao de crianças de escola pública nas habilidades lexicais. A maioria destes estudos analisa a quantidade de acertos, mas poucos exploram o tipo de erros. O presente projeto visa analisar a qualidade das representações semânticas de crianças de diferentes NSE a partir da análise dos tipos de erros. Os objetivos são analisar os tipos de erros lexicais apresentados por crianças em desenvolvimento típico e verificar se a tipologia de erros lexicais difere de acordo com o tipo de escola (publica x privada), ano escolar e nível de escolaridade dos pais. Será realizada a análise da tipologia de erros de vocabulário em 193 crianças entre 6:2 e 8:11 anos/meses, estudantes de escolas públicas e privadas do estado de São Paulo, cursando o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.