Busca avançada
Ano de início
Entree

Presença de Ferritina sérica antes e após a cirurgia bariátrica:Análise em pacientes dentados e edentados

Processo: 12/10994-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Gerson Aparecido Foratori Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bariátrica   Odontologia em saúde coletiva

Resumo

A sociedade vem se transformando e alterando seu estilo de vida, especialmente nos países ocidentais. Estas mudanças alteraram principalmente os hábitos alimentares e o desenvolvimento de atividades físicas, levando a um excesso calórico e ao sedentarismo, favorecendo assim a obesidade. O tratamento cirúrgico para a obesidade ( cirurgia bariátrica ) é um processo que tem como finalidade conseguir eliminar o excesso de peso com mínima perda de massa muscular. Candidatos à cirurgia bariátrica apresentam em sua grande maioria um quadro de deficiência de diversas vitaminas e minerais, onde no período pós-operatório devido a padrões alterados de alimentação após a cirurgia pode comprometer a absorção eficaz devido à limitação imposta pelo procedimento. A perda total ou parcial dos dentes compromete o estado nutricional e desequilibra as condições de vida e saúde do indivíduo. A associação entre perda de dentes, diminuição da ingestão de alimentos e dieta pobre é comum em pacientes desdentados, portadores ou não de prótese odontológica. Desta forma, o paciente passa a consumir maior quantidade de alimentos macios e fáceis de serem mastigados, o que compromete o estado geral. O objetivo desse trabalho é o avaliar os níveis de ferritina sérica antes e após o procedimento cirúrgico para identificar se há relação com perda dentária nestes pacientes. A amostra será composta por pacientes atendidos e selecionados no ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Amaral Carvalho, situado no município de Jaú/SP e que já tenham realizado o procedimento. Para a análise dos dados só serão selecionados pacientes que tenham um período mínimo de 3 meses da realização do procedimento.Os dados serão coletados através de uma ficha devidamente confeccionada para a pesquisa, onde o anotador irá transcrever as informações de prontuários dos indivíduos incluídos no estudo. Os dados coletados e anotados serão organizados com dupla entrada, em arquivos do programa Excel for Mac 2011. A apresentação dos resultados será constituída de uma parte descritiva, sob a forma de tabelas e gráficos, na qual os dados (variáveis) serão apresentados na forma de média e desvio- padrão. Na análise estatística será inicialmente aplicado o teste de normalidade e homogeneidade dos dados, sendo então empregado o teste estatístico apropriado, adotando-se o nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORATORI JUNIOR, GERSON APARECIDO; PIRES DE ANDRADE, FRANCISCO JULIHERME; MOSQUIM, VICTOR; SALES PERES, MATHEUS DE CARVALHO; CENEVIVA, REGINALDO; CHAIM, ELINTON ADAMI; DE CARVALHO SALES PERES, SILVIA HELENA. Presence of Serum Ferritin before and after Bariatric Surgery: Analysis in Dentate and Edentulous Patients. PLoS One, v. 11, n. 10 OCT 3 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.