Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da formação de partículas de limoneno em maltodextrina usando ress (rapid expansion of supercritical solutions)

Processo: 12/01221-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 08 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Alessandra Lopes de Oliveira
Beneficiário:Luciana Cristina Machado
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Fluido supercrítico   Limonenos   Encapsulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Encapsulacao | Fluido supercrítico | Limoneno | Ress | Formação de Partículas

Resumo

Este projeto visa a utilização da tecnologia que emprega CO2 em estado supercrítico para estudar a possível formação de micro e nanopartículas de óleos essenciais encapsulados em biopolímeros. O referido tema tem caráter inovador e inédito, já que a tecnologia supercrítica tem sido utilizada na formação e impregnação de partículas, principalmente de solutos sólidos, mas não tem sido aplicada na encapsulação de óleos essenciais. Portanto, o caráter inovador deste trabalho é conseguir formar emulsões estáveis de óleos essenciais, compostos altamente solúveis em CO2 supercrítico, em biopolímeros antes de submetê-las ao processo de formação de micro e nanopartículas através da tecnologia supercrítica.Estudos recentes demonstraram sucesso e vantagens da utilização desta tecnologia na formação de nanopartículas, principalmente de medicamentos, como poderá ser observado nas referências citadas nos itens a seguir. Se, os objetivos propostos neste trabalho forem concretizados, a tecnologia de encapsulação de substâncias aromáticas de origem natural estará sofrendo uma grande inovação, pois este processo envolve baixas temperaturas, o que possibilitará a não degradação destes compostos termosensíveis tornando-os mais estáveis. Ainda, frente aos processos convencionais de formação de substâncias aromáticas microencapsuladas (emulsões secas por aspersão em ar quente - spray-dryer), o emprego desta tecnologia poderá possibilitar a formação de partículas menores, em ordem nanométricas.Também há, neste projeto, a preocupação de empregar polímeros que são, normalmente, usados na indústria de "aroma em pó" para que se possam aproveitar estudos comprovados de estabilidade destes materiais e ainda não interferir no custo dos produtos, e, considerando o caráter inovador desta pesquisa e o elevado custo de muitos biopolímeros, optou-se por estudar aquele que as indústrias tradicionais nesta área vêm empregando. A argumentação da idéia aqui apresentada segue nos itens que compõem este projeto de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, L. C.; PELEGATI, V. B.; OLIVEIRA, A. L.. Study of simple microparticles formation of limonene in modified starch using PGSS - Particles from gas-saturated suspensions. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 107, p. 260-269, . (12/01221-8, 10/16665-3, 08/00148-0, 12/06981-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Luciana Cristina. Formação de micropartículas de limoneno em polissacarídeos usando CO2 supercrítico. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.