Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxicidade do óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss) na espermatogênese de Ceraeochrysa claveri (Navás, 1911) (Neuroptera: Chrysopidae): estudo citoquímico, imunocitoquímico e ultraestrutural

Processo: 12/02879-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Daniela Carvalho dos Santos
Beneficiário:Ana Silvia Gimenes Garcia
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Ultraestrutura   Controle biológico   Testículo

Resumo

A busca pela preservação dos recursos naturais vem atualmente conscientizando a sociedade sobre a importância dos alimentos, exigindo produtos com o uso mínimo de inseticidas que são prejudiciais à saúde, e para aumentar a oferta de alimentos seguros a esta população, vemos crescer o uso da agricultura orgânica e do manejo integrado de pragas. Na busca por insetos que possam ser utilizados no controle biológico, sendo esta uma importante ferramenta na agricultura orgânica e manejo integrado de pragas, os crisopídeos vem se mostrando um forte agente controlador, uma vez que suas larvas são predadoras de diversos ovos e larvas de insetos pragas de diferentes culturas comerciais. Com o propósito de avaliar o efeito do óleo de nim, um extrato vegetal com propriedades bioinseticidas, sobre os crisopídeos, ovos de Diatraea saccharalis serão tratados com óleo de nim em três diferentes concentrações e oferecidos como alimento a larvas de Ceraeochrysa claveri, avaliando deste modo o efeito da ingestão do óleo de nim na fase larval sobre as células da linhagem espermatogênica dos testículos de larva de terceiro ínstar, pupa e adulto de C. claveri. Através do conhecimento da morfologia e ultraestrutura dos testículos, bem como do processo de espermatogênese e do efeito da ingestão do óleo de nim sobre este órgão, poderemos no futuro informar a viabilidade do uso associado do óleo de nim e de crisopídeos em culturas que priorizam a manutenção da diversidade e manejo integrado das pragas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENES GARCIA, ANA SILVIA; SCUDELER, ELTON LUIZ; FELIPE PINHEIRO, PATRICIA FERNANDA; DOS SANTOS, DANIELA CARVALHO. Can exposure to neem oil affect the spermatogenesis of predator Ceraeochrysa claveri?. PROTOPLASMA, v. 256, n. 3, p. 693-701, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Ana Silvia Gimenes. Toxicidade do óleo de nim (Azadirachta indica A. JUSS) na espermatogênese de Ceraeochrysa claveru (NAVÁS, 1911)(Neuroptera: Chysopidae) : estudo citoquímico, imunocitoquímico e ultraestrutural. 2014. 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.