Busca avançada
Ano de início
Entree

Tolerância cruzada no modelo de asma experimental induzida por Blomia tropicalis

Processo: 12/09977-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Momtchilo Russo
Beneficiário:Bianca Balbino
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/07208-0 - Modulação da inflamação pulmonar alérgica por adjuvantes ou tolerância imunológica, AP.TEM
Assunto(s):Tolerância imunológica   Linfócitos T reguladores

Resumo

A prevalência e severidade da asma estão aumentando no mundo todo. Atualmente, a asma é considerada uma síndrome inflamatória pulmonar crônica e sua forma clássica está associada com a desregulação de imunidade do tipo Th2. Modelos murinos têm sido desenvolvidos para estudar os mecanismos da asma, sendo a ovalbumina (OVA) o antígeno mais comumente utilizado. Entretanto, o modelo OVA não representa o cenário que pacientes asmáticos são expostos. Por isso, modelos experimentais de alergias pulmonares foram adaptados para alérgenos de ácaros encontrados na poeira doméstica. A Blomia tropicalis (Bt) é um dos ácaros mais prevalentes no Brasil e recentemente foi desenvolvido um modelo de asma alérgica utilizando extrato de Bt. Dentre os possíveis mecanismos de modulação da asma, a tolerância oral tem grande relevância. Trabalhos experimentais sugerem que tolerância imunológica possui um caráter infeccioso, ou seja, a tolerância a um determinado antígeno acarreta tolerância a outro, não relacionado; fenômeno este conhecido como tolerância cruzada. O objetivo deste projeto é caracterizar a tolerância cruzada utilizando a OVA para induzir tolerância oral e Bt para induzir alergia respiratória dando ênfase em células T reguladoras. O presente projeto pretende delinear as possíveis aplicações da tolerância cruzada na regulação da resposta alérgica pulmonar induzida por Bt.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALBINO, Bianca. Tolerância cruzada no modelo de inflamação pulmonar alérgica experimental.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.