Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação microbiológica de carcaças congeladas de Peru adquiridas no comércio varejista

Processo: 12/11057-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Oswaldo Durival Rossi Junior
Beneficiário:Higor Oliveira Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Staphylococcus aureus

Resumo

O Brasil é o terceiro produtor e segundo exportador mundial de carne de peru. Garantir a inocuidade dos produtos oriundos da produção avícola é um grande desafio, por conta da própria tecnologia de abate, que submete a carne a inúmeras possibilidades de contaminação microbiana. Os produtos cárneos são ótimos substratos para vários micro-organismos, podendo estar envolvidos na disseminação de patógenos causadores de enfermidades ao homem, como Escherichia coli, e Salmonella spp. Um recurso utilizado para avaliar a qualidade microbiológica da carne, é a pesquisa de micro-organismos indicadores, por demonstrar as condições higiênico-sanitárias durante a produção, o processamento e o armazenamento. Com o objetivo de avaliar as condições higiênicas e sanitárias de carcaças congeladas de perus adquiridas no comércio varejista, serão colhidas 60 carcaças, as quais serão submetidas à quantificação de micro-organimos heterotróficos mesófilos, psicrotróficos, Staphylococcus spp., Staphylococcus coagulase positivo e Staphylococcus aureus, à determinação do número mais provável de coliformes totais, coliformes fecais e Escherichia coli e também à pesquisa e tipificação de bactérias do gênero Salmonella, bem como identificar, in vitro, os antimicrobianos mais eficazes contra as culturas possivelmente. As amostras serão colhidas em sua embalagem original e levadas ao Laboratório de Análise de Alimentos de Origem Animal e Água, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal. O presente estudo contribui com a pesquisa nacional que é escassa em relação ao assunto e estimula novas pesquisas neste ramo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, HIGOR OLIVEIRA; CENTOLA VIDAL, ANA MARIA; ROSSI JUNIOR, OSWALDO DURIVAL. Pathogenic bacteria in turkey meat: A review. BRAZILIAN JOURNAL OF HYGIENE AND ANIMAL SANITY, v. 11, n. 3, p. 338-353, JUL-SEP 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Higor Oliveira. Avaliação microbiológica de carcaças congeladas de perus adquiridas no comércio varejista. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.