Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e avaliação da eficiência de uréia enriquecida com aditivos para controle da liberação do nitrogênio

Processo: 12/11442-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Pavinato
Beneficiário:Ioná Rech
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade do solo

Resumo

A uréia é o fertilizante nitrogenado mais utilizado no Brasil para a produção de grãos e fibras, representa cerca de 60% do consumo das fontes nitrogenadas. A principal vantagem do uso da uréia na agricultura é a alta concentração de nitrogênio (44 a 46%) e o menor preço por unidade de N. Porém, devido à multiplicidade de reações químicas e biológicas, a uréia pode apresentar elevadas perdas devido a volatilização de amônia e também pela lixiviação de nitrato. Em decorrência destes fatores de perda, é evidente a importância do estudo de novas tecnologias de produção de fertilizantes nitrogenados para aumentar a eficiência em fornecer nitrogênio para as culturas. O objetivo principal deste projeto é desenvolver formulações de fertilizantes a base de uréia com a adição de inibidores de urease e adição de argilomineral para redução das perdas de N no momento da aplicação no solo, tanto por volatilização como por lixiviação, com maior eficiência agronômica. Alguns trabalhos de pesquisa têm mostrado que esses aditivos podem auxiliar na redução das perdas de nitrogênio da uréia. Estas formulações produzidas serão avaliadas quanto a suas características físicas e químicas, bem como sua eficiência na redução das perdas por lixiviação do nitrato, por meio da utilização de colunas de PVC com solo, volatilização de amônia através de uma câmara semi-aberta estática e avaliação da eficiência agronômica com uma cultura, em casa de vegetação. Este projeto será desenvolvido no departamento de Ciência do Solo da ESALQ - USP, em parceria com a EMBRAPA Solos, onde o desenvolvimento dos fertilizantes será no Laboratório de Tecnologia de Produção de Fertilizantes da EMBRAPA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IONÁ RECH; JOSÉ CARLOS POLIDORO; PAULO SÉRGIO PAVINATO. Additives incorporated into urea to reduce nitrogen losses after application to the soil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 52, n. 3, p. 194-204, Mar. 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RECH, Ioná. Produção e avaliação da eficiência de ureia enriquecida com aditivos para o controle da liberação do nitrogênio. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

FERTILIZANTE À BASE DE UREIA MICRONIZADA E SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO BR1020150013310 - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) ; Universidade de São Paulo (USP) . José Carlos Polidoro; Ioná Rech; Paulo Sergio Pavinato - 21 de janeiro de 2015

 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.