Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico dè Bowdichia virgilioides (Fabaceae) ná busca dè inibidores seletivos dè cisteíno peptidases

Processo: 12/11819-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Paulo Cézar Vieira
Beneficiário:Taynara Lopes Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Catepsinas   Produtos naturais   Inibidores enzimáticos   Química de produtos naturais

Resumo

Os produtos naturais de origem vegetal possuem um potencial inacreditável de diversidade em termos de estruturas químicas e de propriedades biológicas. Desta forma, as plantas representam uma fonte promissora de diversidade molecular na busca de inibidores enzimáticos seletivo. A biodiversidade da flora brasileira possui grande potencial para a descoberta de novas substâncias com atividade biológica, mas ainda é pouco estudada, no ponto de vista científico. Considerado a savana mais rica do mundo em biodiversidade, o bioma Cerrado representa uma fonte promissora de substâncias com atividade biológica. Bowdichia virgilioides (Fabaceae), conhecida popularmente como sucupira preta, é uma espécie utilizada pela medicina popular para o tratamento de diversas doenças, sendo esta planta detentora de um grande potencial farmacológico o que a torna um importante alvo na busca de substâncias bioativas. As cisteíno peptidases lisossomais representam um importante alvo terapêutico, sendo envolvidas em diversos processos fisiológicos, além de estarem relacionadas com diferentes patologias. Neste projeto propõe-se o estudo fitoquímico da espécie Bowdichia virgilioides conhecida pelo uso consagrado na medicina popular e por ser rica em diversidade de metabólitos secundários. Este estudo visa à busca de inibidores específicos para as catepsinas K, L e V que possam contribuir para o planejamento de protótipos para novos fármacos, por meio do estudo biomonitorado dos extratos e frações de B. virgilioides.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, TAYNARA L.; BARTOLOMEU, ALOISIO DE A.; DE JESUS, HUGO C. R.; DE OLIVEIRA, KLEBER T.; FERNANDES, JOAO B.; BROMME, DIETER; VIEIRA, PAULO C. New Synthetic Quinolines as Cathepsin K Inhibitors. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 31, n. 8, p. 1605-1613, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
SILVA, TAYNARA L.; FERNANDES, JOAO B.; SILVA, M. FATIMA DAS G. F.; CONSOLARO, HELDER N.; DE SOUSA, LORENA R. F.; VIEIRA, PAULO C. New cathepsin V inhibitor from stems of Bowdichia virgilioides. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 29, n. 4, p. 491-494, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.