Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de propagação vegetativa na produção de mudas de tamarindeiro

Processo: 12/12287-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Aparecida Conceicao Boliani
Beneficiário:Antonio Flávio Arruda Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Estaquia   Substratos   Produção de mudas

Resumo

Frente às dificuldades de germinação, dormência de sementes, heterogeneidade e a demora em iniciar a produção nas mudas produzidas via sementes, a propagação vegetativa vem a ser um método eficaz e rápido de produção de mudas de tamarindeiro. Portanto, objetiva-se com este trabalho investigar a eficiência da estaquia e alporquia na produção de mudas de tamarindeiro (Tamarindus indica L.). Será testada a eficácia de enraizamento de estacas herbáceas, semilenhosas e lenhosas, submetidas a cinco concentrações de AIB (0, 500, 1.000, 1.500 e 2.000 mg.L-1) em diferentes épocas de coleta (inverno, primavera, verão, outono), em caixas de polipropileno preenchidas com vermiculita de textura média e colocadas em viveiro com tela de propileno com 50% de sombreamento com nebulização local intermitente, mantendo uma umidade relativa do ar a 70-80%. O delineamento será inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 5, com quatro repetições e dez estacas por parcela. Também será avaliado a eficiência de quatro substratos (composto orgânico, esfagno, bagaço de cana e fibra de coco de textura fina) no enraizamento de alporques confeccionados nos períodos de primavera e verão, submetidos a cinco concentrações de AIB (0, 500, 750, 1.000 e 1.250 mg.L-1) em delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial 4 x 5, com quatro repetições e dez alporques por parcela.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Antonio Flávio Arruda. Propagação vegetativa de Tamarindus indica L.. 2017. 95 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.