Busca avançada
Ano de início
Entree

Adesão ao tratamento da tuberculose: ações desenvolvidas pelos serviços de saúde em Campinas - SP

Processo: 11/23877-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Aline Ale Beraldo
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cooperação e adesão ao tratamento   Serviços de saúde   Tuberculose   Saúde pública

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as ações desenvolvidas na atenção básica para promover a adesão ao tratamento da tuberculose na percepção dos doentes e profissionais de saúde em Campinas-SP. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal que será constituído por duas categorias de informantes: doentes de tuberculose do município, em tratamento no período da coleta de dados; e profissionais de saúde da rede básica do município, que participam do tratamento de casos de tuberculose. Os dados serão coletados por meio de entrevistas, utilizando quatro formulários estruturados: I - Caracterização dos doentes e do tratamento da tuberculose; II - Caracterização dos profissionais de saúde que participam do tratamento de casos de tuberculose; III e V - Análise das ações desenvolvidas pelos serviços de atenção básica para adesão ao tratamento de tuberculose (percepção dos doentes -III e percepção dos profissionais de saúde - IV), com variáveis construídas com base no "Adherence to long-term therapies: evidence for action", "Manual de Recomendações para o Controle da tuberculose", e da série de artigos "Melhores práticas para o cuidado de doentes com tuberculose", e estudos anteriores que abordam os aspectos de maior relevância para a adesão e a adesão ao tratamento da tuberculose. As variáveis usadas para a caracterização dos doentes de tuberculose (formulário I), profissionais de saúde (formulário II) e da organização da assistência aos doentes de tuberculose serão analisadas a partir de técnicas de análise exploratória, utilizando distribuição de frequência, medidas de tendência central e variabilidade. Para os formulários III e IV será feita a comparação das percepções dos doentes e profissionais de saúde quanto às ações desenvolvidas para promover a adesão ao tratamento da tuberculose, através da análise fatorial de correspondência múltipla.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERALDO, Aline Ale. Adesão ao Tratamento da Tuberculose: ações desenvolvidas pelos serviços de Atenção Básica em Campinas - SP. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.