Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre o papel da resposta imunológica envolvida na asma alérgica como fator de risco no desenvolvimento da glomeruloesclerose segmentar e focal experimental.

Processo: 12/04152-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alexandre de Castro Keller
Beneficiário:Vanessa Oliveira dos Reis
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunomodulação   Doxorrubicina   Fatores de risco

Resumo

A glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF) é uma das principais causas de doença renal crônica, estando associada a um número crescente de casos de diálise e transplante renal. Diferentes trabalhos sugerem uma associação entre a polarização do sistema imune para o perfil Th2 e a patogênese da GESF, porém os mecanismos envolvidos nesse fenômeno ainda não são conhecidos. Reforçando a relação Th2/GESF, mostramos, em um modelo de GESF induzida por adriamicina, que o balanço Th1/Th2 esta associado com a modulação da doença. Portanto, é correto supor que doenças inflamatórias associadas com a manifestação de respostas imunes Th2 sejam um fator de risco para o desenvolvimento da GESF. Nesse sentido, escolhemos como objeto de estudo a asma alérgica, uma doença cuja incidência tem aumentado significativamente nas últimas décadas. Assim, pretendemos estudar, inicialmente, a influência da asma alérgica na suscetibilidade e na severidade à GESF. Como foi demonstrado, recentemente, que a IL-33, uma citocina amplamente associada com as respostas Th2, está envolvida no dano renal agudo, também pretendemos estudar seu papel na indução do dano podocitário e, consequentemente, na patogênese da GESF.Concluindo, o presente projeto contribuirá para a compreensão dos mecanismos envolvidos na GESF, possibilitando o desenvolvimento de formas alternativas de intervenção terapêutica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: