Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das guildas tróficas de macroinvertebrados bentônicos das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera em riachos de três bacias hidrográficas do cerrado brasileiro

Processo: 12/06747-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Dayane Boracini Prates
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta   Invertebrados aquáticos

Resumo

Os macroinvertebrados bentônicos compõem um grupo de grande importância para o ambiente aquático pela sua participação em processos de transformação de matéria, o que disponibiliza energia para toda a rede trófica. No entanto, alterações nos ambientes aquáticos podem influenciar a estruturação das comunidades biológicas, interferindo nos padrões de estruturação dessas redes. Os insetos aquáticos das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT), possuem ampla distribuição, alta abundância e riqueza de espécies e geralmente habitam águas limpas e com alta oxigenação, sendo, portanto, considerados bons indicadores da qualidade da água. Uma vez que a maioria dos trabalhos sobre esses organismos se baseia em estudos taxonômicos e não ecológicos, é importante que esses grupos sejam categorizados funcionalmente. Embora existam alguns estudos no tema, estes se baseiam em grupos funcionais de regiões temperadas e essa literatura geralmente é utilizada como referência para os táxons tropicais, o que pode acarretar em análises equivocadas, visto que essas duas grandes regiões são bastante distintas. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo determinar e comparar a composição de guildas tróficas de EPT em 18 riachos pertencentes a três bacias hidrográficas de Cerrado (Paraguai, Paraná e São Francisco). Para atender aos objetivos, a dieta dos macroinvertebrados será determinada por meio da montagem e análise de lâminas com os conteúdos dos tubos digestórios, seguida da determinação da área relativa ocupada por cada item alimentar, o que permitirá agrupar os táxons em guildas tróficas que serão posteriormente comparados entre as bacias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENEYIYA-BASTOS, MONICA; PRATES, DAYANE BORACINI; ROMERO, RENATO DE MEI; BISPO, PITAGORAS CONCEICAO; CASATTI, LILIAN. Trophic guilds of EPT (Ephemeroptera, Plecoptera, and Trichoptera) in three basins of the Brazilian Savanna. LIMNOLOGICA, v. 63, p. 11-17, MAR 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.