Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e funcionais com a bothropstoxina-I, isolada do veneno de Bothrops Jararacussu, e com derivados do ácido cafeico

Processo: 12/07112-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Mattos Fontes
Beneficiário:Fábio Florença Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57898-0 - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas, AP.TEM
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Eletrofisiologia

Resumo

Os acidentes envolvendo as serpentes do gênero Bothrops se destacam no Brasil e em outros países da América Latina, representando 90% das notificações. O envenenamento botrópico é caracterizado por intensa mionecrose local que não é eficientemente neutralizada pelo único tratamento disponível, isto é, a soroterapia. Como conseqüência, em casos graves, este acidente pode levar a amputação de membros, desabilitando a vítima. Os principais responsáveis pelo desenvolvimento da mionecrose são proteínas com estruturas homólogas às enzimas fosfolipases A2 (PLA2s). Entre essas se destacam as variantes cataliticamente inativas que apresentam como característica um resíduo de lisina na posição 49 (Lys49-PLA2s). Deste modo, propõe-se o estudo estrutural da bothropstoxina-I (BthTX-I), uma Lys49-PLA2 isolada do veneno de Bothrops jararacussu, através de técnicas de cristalografia de raios X. Neste estudo, inclui-se a interação da BthTX-I à possíveis inibidores vegetais, tais como ácido cinâmico, ácido p-cumarínico, ácido ferúlico, ácido clorogênico, ácido caftárico e ácido chicórico. A corroboração da atividade neutralizadora desses compostos será investigada por estudos eletrofisiológicos e morfológicos em preparação neuromuscular de camundongos. Este projeto de pesquisa é a continuação dos estudos realizados pelo aluno em seu curso de mestrado, onde o mesmo investigou o papel de compostos de origem semelhante aos propostos neste projeto na atividade da PrTX-I, uma toxina praticamente idêntica à BthTX-I. Os resultados destes estudos foram publicados em um periódico internacional de alto impacto e outros dois artigos estão atualmente em preparação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, FABIO F.; BORGES, RAFAEL J.; DREYER, THIAGO R.; SALVADOR, GUILHERME H. M.; CAVALCANTE, WALTER L. G.; DAL PAI, MAELI; GALLACCI, MARCIA; FONTES, MARCOS R. M. Structural basis of phospholipase A(2)-like myotoxin inhibition by chicoric acid, a novel potent inhibitor of ophidian toxins. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-GENERAL SUBJECTS, v. 1862, n. 12, p. 2728-2737, DEC 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.