Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo eletroquímico da interface entre nanoestruturas de óxidos metálicos e moléculas orgânicas em condições químicas do período pre-biótico

Processo: 12/07358-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Frank Nelson Crespilho
Beneficiário:Vítor Alexandre Nunes de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Filmes finos   Eletroquímica   Óxidos metálicos

Resumo

A teoria da origem da vida baseada no experimento de Miller, a qual reporta a formação de aminoácidos nas condições da Terra primitiva, não considera a interface envolvendo a superfície sólida das rochas. Neste contexto, este projeto de Doutorado visa à construção de um sistema que simule as condições da Terra primitiva, bem como a compreensão dos processos e mecanismos envolvidos na formação de moléculas orgânicas na superfície de filmes finos, os quais são constituídos por nanopartículas de óxido de ferro suportadas em eletrodos de ouro e na superfície de nanopartículas de titânia em suspensão. Para isso, estudar-se-ão os processos eletroquímicos da interface entre eletrodos modificados com nanopartículas de óxido de ferro e as moléculas formadas em sua superfície, além dos da interface envolvendo as nanopartículas de TiO2 em suspensão, ambos em condições químicas pré-bióticas. As nanopartículas de óxido de ferro foram escolhidas por constituírem grande parte dos minerais presentes em rochas, como a hematita, que pode ser formada por processos de sedimentação e climáticos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Vítor Alexandre Nunes de. Efeito da oxidação eletroquímica e da irradiação ultravioleta na formação de biomoléculas a partir do tiocianato de amônio em condições pré-bióticas. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.