Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações do nível plasmático de BDNF e polimorfismos do gene de BDNF em Pacientes com TOC submetidos ao paradigma de medo condicionado

Processo: 12/09648-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Juliana Belo Diniz
Beneficiário:Karina Soares de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno obsessivo-compulsivo   Fator neurotrófico derivado do encéfalo

Resumo

Acredita-se que a fisiopatologia do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) esteja associada a uma deficiência em processos neuronais inibitórios e de extinção do medo. Em pacientes com TOC, foi encontrado que níveis plasmáticos do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) são menores que em sujeitos saudáveis e que a variante alélica do gene que o codifica, conhecida como BDNF met66val, está associada ao início precoce e a gravidade dos sintomas obsessivo-compulsivos, além de outras características fenotípicas desse transtorno. A expressão de BDNF é essencial para os mecanismos de memória e aprendizagem, por meio de processos relacionados a plasticidade neuronal e uma possível relação da atuação do BDNF e os transtornos ansiosos é de sua capacidade de promover o aprendizado de extinção da reposta de medo condicionado. O projeto tem por objetivo avaliar os níveis plasmáticos de BDNF antes e após o procedimento de extinção do medo condicionado e verificar se esses níveis se correlacionam a retenção do aprendizado de extinção após 24h. Além disso, serão pesquisados sete marcadores relacionados ao gene BDNF, para avaliar suas relações com a presença ou não de TOC. Pacientes com TOC e controle serão submetidos a um procedimento de extinção do medo condicionado e serão realizadas coletas de sangue. Serão feitas avaliações dos niveis plasmáticos de BDNF por método ELISA e a genotipagem dos sete marcadores através de real-time PCR utilizando o sistema TaqMan.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIMER, ADRIANO EDGAR; DE OLIVEIRA, AMANDA RIBEIRO; DINIZ, JULIANA BELO; HOEXTER, MARCELO QUEIROZ; CHIAVEGATTO, SILVANA; BRANDAO, MARCUS LIRA. Rats with differential self-grooming expression in the elevated plus-maze do not differ in anxiety-related behaviors. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 370-380, OCT 1 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.