Busca avançada
Ano de início
Entree

Metabolismo energético mitocondrial e cardiomiogênese para regeneração cardíaca

Processo: 12/10109-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Ana Elisa Teófilo Saturi de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infarto do miocárdio   Cardiologia

Resumo

O coração é conhecido como um órgão com limitada capacidade regenerativa, que frente a uma lesão, como no infarto do miocárdio, sofre reparação por tecido fibrótico não contrátil e progride para insuficiência cardíaca. Evidências recentes demonstram renovação de células cardíacas ao longo dos anos em mamíferos, especialmente no homem, porém essas taxas ainda são baixas, da ordem de 0,5 a 2%/ano. Recentemente também foi demonstrada a completa regeneração cardíaca em camundongos neonatos com 1 dia de vida submetidos à ressecção parcial do coração, que abriu um precedentes para estudos sobre a manutenção da capacidade de regeneração cardíaca pós-natal. Em nosso laboratório, resultados preliminares mostram que o mesmo fenômeno ocorre no rato. Esse período em que a regeneração cardíaca ocorre no camundongo neonato corresponde ao período em que ocorrem as alterações do metabolismo energético, devido à especialização das células cardíacas e aumento da demanda energética, e ainda é possível detectarmos proliferação de cardiomiócitos, o que demonstra uma estreita relação entre a cardiomiogênese e a biogênese mitocondrial. O entendimento dos mecanismos moleculares endógenos que regulam o ciclo celular e o metabolismo energético mitocondrial de cardiomiócitos poderia revelar importantes pistas de como estimular a cardiomiogênese no adulto. Nesse sentido, o modelo de regeneração cardíaca no rato juntamente com a exploração de padrões histomoleculares teciduais através da técnica de MALDI Imaging auxiliará na obtenção de padrões diferenciais de expressão protéica dos corações na evolução do processo de regeneração cardíaca após ressecção apical. Esses dados poderão revelar como o metabolismo energético mitocondrial poderia influenciar e determinar a regeneração cardíaca e a mobilização dos mecanismos endógenos de reparo cardíaco no indivíduo adulto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEOFILO SATURI DE CARVALHO, ANA ELISA; BASSANEZE, VINICIUS; FORNI, MARIA FERNANDA; KEUSSEYAN, ALINE ALFONSO; KOWALTOWSKI, ALICIA JULIANA; KRIEGER, JOSE EDUARDO. Early Postnatal Cardiomyocyte Proliferation Requires High Oxidative Energy Metabolism. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, NOV 13 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Ana Elisa Teófilo Saturi de. Metabolismo energético mitocondrial e cardiomiogênese para regeneração cardíaca. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.