Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da espectroscopia de terras raras em vidros e fibras ópticas de vidros teluritos com potenciais aplicações em lasers do estado sólido e dispositivos não lineares

Processo: 12/50480-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Lázaro Aurélio Padilha Junior
Beneficiário:Seshadri Meruva
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Amplificadores ópticos   Fibra óptica   Vidros teluritos

Resumo

A presente proposta para bolsa da FAPESP é sobre a fabricação e caracterização de vidros teluritos dopados com íons de terras e fibras. Os materiais para pesquisa a incorporação de íons de terras raras em vidros teluritos é devido ao fato que é o melhor candidato do que a sílica para aplicações em lasers, conversão ascendente e óptica não na óptica. Recentemente, estão sendo estudadas óxidos de metais pesados tais como Nb, Pb e W aos vidros teluritos devido a que exibem remarcável variação tanto nas propriedades físicas como ópticas destes vidros. Estas propriedades jogam um papel vital na fabricação de lasers a fibra e dispositivos ópticos ativos compactos. O foco do projeto centraliza-se no projeto do material em termos de composição de vidros desejáveis e composição da dopagem que induz a redução da cavidade do laser. Utilizando técnicas térmicas como TGA, DTA e DSC serão obtidas as temperaturas características como Tg, Tc e Tm. Serão utilizadas estudos de XRD, XPS, SEM, AFM, TEM e FTIR além de espectroscopia de espalhamento Raman objetivando conhecer por exemplo o tamanho das partículas e ligações moleculares presentes no vidro. As Técnicas de caracterização óptica como absorção óptica, fotoluminescência e curvas de decaimento serão registradas para se conhecer as dinâmicas do estado excitado em vidros e fibras telurito. A física, estrutura, análises da absorção através da computação de Judd-Ofelt e as propriedades luminescentes entre o bulk e as correspondentes fibras serão comparadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SESHADRI, M.; BARBOSA, L. C.; CORDEIRO, C. M. B.; RADHA, M.; SIGOLI, F. A.; RATNAKARAM, Y. C. Study of optical absorption, visible emission and NIR-vis luminescence spectra of Tm3+/Yb3+, Ho3+/Yb3+ and Tm3+/Ho3+/Yb3+ doped tellurite glasses. Journal of Luminescence, v. 166, p. 8-16, OCT 2015. Citações Web of Science: 14.
SESHADRI, M.; BARBOSA, L. C.; RADHA, M. Study on structural, optical and gain properties of 1.2 and 2.0 mu m emission transitions in Ho3+ doped tellurite glasses. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 406, p. 62-72, DEC 15 2014. Citações Web of Science: 17.
SESHADRI, M.; CHILLCCE, E. F.; MARCONI, J. D.; SIGOLI, F. A.; RATNAKARAM, Y. C.; BARBOSA, L. C. Optical characterization, infrared emission and visible up-conversion in Er3+ doped tellurite glasses. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 402, p. 141-148, OCT 15 2014. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.