Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização imunofuncional de um inibidor de linfócitos presente na saliva de Aedes aegypti

Processo: 12/11816-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Anderson de Sá Nunes
Beneficiário:Bruna Bizzarro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/09892-6 - Imunoma funcional da saliva de Aedes aegypti, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):13/20524-4 - Caracterização de um inibidor de linfócitos presente na saliva de Aedes aegypti, BE.EP.DR
Assunto(s):Saliva   Aedes aegypti   Linfócitos T   Imunomodulação   Sistema imune

Resumo

Os linfócitos T têm papel fundamental na resposta imune adaptativa contra patógenos, destruindo células infectadas, secretando citocinas que auxiliam na ativação de outras células e regulando a atividade dessas mesmas células. Porém, são também protagonistas de doenças como autoimunidade, reações de hipersensibilidade, rejeições a transplantes e linfomas. A utilização de imunossupressores nesses casos é a principal alternativa para a resolução ou controle destas doenças, pois atuam no sistema imunológico modulando, inibindo ou destruindo os linfócitos T. Nesse contexto, em nossa dissertação de mestrado observamos uma atividade moduladora de linfócitos T presente na saliva do mosquito Aedes aegypti. O fracionamento do extrato da glândula salivar (EGS) desse vetor por HPLC mostrou uma fração ativa predominante com massa molecular aparente de >400 kDa. A análise das frações por espectrometria de massa revelou um único candidato em que a quantificação se correlacionou com a atividade observada. O presente projeto se propõe a realizar a caracterização imunofuncional dessa molécula. Para isso solicitamos uma Bolsa de Doutorado no país associada a uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), junto a um renomado grupo do National Institutes of Health com ampla experiência em análises bioquímica e de bioinformática. Esse estudo pretende gerar novos conhecimentos acerca das atividades desse coquetel farmacológico que é a saliva de A. aegypti e seu papel na transmissão de patógenos. Também deverá contribuir para a criação de novas ferramentas bioquímicas e farmacológicas, assim como no desenvolvimento de moléculas com potencial terapêutico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIZZARRO, Bruna. Caracterizção imunofuncional de um inibidor de linfócitos presente na saliva de Aedes aegypti.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.