Busca avançada
Ano de início
Entree

Células solares a partir de nanoestruturas orientadas de ZnO crescidas sobre substrato de papel

Processo: 12/12133-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Flávia Nogueira
Beneficiário:Saionara Vilhegas Costa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02517-3 - Células solares a partir de nanoestruturas orientadas de ZnO crescidas sobre substrato de papel, BE.EP.DR
Assunto(s):Inovação   Nanotecnologia

Resumo

Neste projeto serão estudadas as células solares de Grätzel e as células híbridas orgânica-inorgânica, por apresentarem diversas vantagens em relação células de silício convencionalmente usadas. Além do custo, um dos maiores problemas encontrados está associado ao efeito de recombinação de cargas. Nas células híbridas a grande vantagem deste projeto está na substituição dos substratos de ITO que apresentam elevado custo por substratos de papel. Além disto, nestas células o crescimento de nanoestruturas orientadas proporcionará um fluxo de elétrons direcionado e uma menor recombinação de cargas. Desta forma, este trabalho tem como objetivos o crescimento de nanoestruturas de ZnO puras e dopadas com Al sobre substrato de papel, visando o desenvolvimento de novas células de Grätzel e células híbridas orgânica-inorgânica com melhor eficiência e custo reduzido. Para controlar a morfologia das nanoestruturas de ZnO e ZnO:Al e o crescimento de arranjos bem definidos sob substrato de papel, serão utilizadas camadas de nucleação de ZnO pré-depositadas por spin-coating.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Saionara Vilhegas. Células solares utilizando substratos flexíveis baseados em celulose. 2016. Tese de Doutorado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.